6 fatos impressionantes sobre os ratos

09/05/2022 às 11:002 min de leitura

Junto das aranhas e das baratas, os ratos são criaturas capazes de provocar um susto enorme em um ser humano se for encontrado dentro de casa. Afinal, os dentes amarelos e os olhos avermelhados não costumam ser muito atraentes para qualquer pessoa e provocam aquela imediata sensação de pavor e sujeira.

Entretanto, esses animais possuem muitas características admiráveis e merecem um maior reconhecimento pelo que são capazes de fazer — inclusive é por isso que também servem como animal de estimação. Curioso para saber mais sobre essas criaturas? Conheça só seis fatos impressionantes sobre os ratos!

1. Mordida forte

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Ratos não costumam morder por qualquer motivo e só usam a força bruta quando se sentem encurralados. Mas não pense que essa mordida é besteirinha! A mandíbula de um rato é tão potente que pode aplicar uma força de 492 kg/cm². Sendo assim, seus dentes podem até mesmo cortar o osso de um ser humano.

Além disso, eles conseguem mastigar basicamente todo tipo de material. Madeira grossa, tubos de metal, paredes de tijolos e cimento não são problemas para esse roedor. 

2. Elasticidade em excesso

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os ratos possuem a impressionante habilidade de se espremer por qualquer tipo de buraco possível. Como seus esqueletos são dobráveis, esses pequeninos animais conseguem atravessar até mesmo um tubo que seja da circunferência de uma pequena moeda.

Além disso, suas costelas são articuladas e podem se fechar como um guarda-chuva. O que isso quer dizer? Se a cabeça passar, o resto do corpo com certeza também pode.

3. Atletas de ponta

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Você provavelmente já viu na internet piadas envolvendo ratos girando em uma roda para produzir energia, certo? Isso tudo é por esses animais serem excelentes atletas. As longas garras nas patas de um rato permitem que ele escale paredes de tijolo ou cimento com a facilidade do Homem-Aranha, sem contar que eles podem cair de 15 metros de altura sem se machucar.

Um estudo feito pela Universidade de Cambridge também conseguiu demonstrar que alguns ratos são capazes de levantar pesos de até 1 kg, representando bem mais do que o peso corporal dessa criatura.

4. Máquinas reprodutivas

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Se você sempre pensou que os coelhos eram as criaturas que procriavam com a maior velocidade do mundo, saiba que eles não são nada quando comparados com os ratos. Em geral, os ratos gostam de passar muito tempo dos seus dias fazendo sexo. 

Durante um período de seis horas, uma fêmea pode acasalar até 500 vezes com múltiplos parceiros. Por esse motivo, um par de ratos pode produzir cerca de 15 mil descendentes por ano — tornando-se o mamífero mais comum do mundo.

5. Paladar sensível

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Os ratos podem até viver no lixo, mas uma coisa é inegável: eles possuem papilas gustativas bem sensíveis. Isso também significa que não é nada fácil envenenar um rato, uma vez que ele pode detectar quantidades minúsculas de veneno nos alimentos e evitá-los.

Os ratos também são cautelosos ao comer alimentos desconhecidos, comendo apenas um pouco de cada vez para não ficarem doentes.

6. Rabo multifuncional

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Você tem ideia do porquê os ratos terem caudas extremamente longas? Existem alguns bons motivos para isso. Em primeiro lugar, o rabo de um rato o ajuda a manter o equilíbrio na maior parte do tempo. Além disso, é por essa extremidade do corpo que eles conseguem regular a temperatura corporal.

Quando estão quentes demais, os ratos conseguem liberar esse excesso de calor pelo rabo. Por fim, essa também é uma ferramenta que os torna exímios nadadores.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: