Abelhas sabem brincar e são mais inteligentes que pensávamos

08/11/2022 às 02:002 min de leitura

Se você tem algum animal de estimação como gato, cachorro ou até coelho, sabe que esses animais gostam de brincar. Alguns cientistas defendem que bichos como peixes e pássaros – além de animais de estimação menos comuns como sapos e lagartos – também são chegados a uma brincadeira.

Contudo, isso parece não ser uma exclusividade dessas espécies. Pesquisas recentes apontam que os insetos também gostam de uma brincadeira. Pelo menos é o que indica um novo estudo publicado na revista Animal Behavior (Comportamento Animal, em português).

As abelhas se divertem

De acordo com a pesquisa publicada, aparentemente os zangões – macho das espécies de abelhas sociais – gostam de rolar pequenas bolas de madeira pelo simples fato de ser divertido. O mais interessante é que esse comportamento se deu, pelo que parece, de forma espontânea, pois eles não foram treinados para isso e tampouco receberam recompensas.  

aSegundo estudo, abelhas fazem mais do que apenas lutar por sobrevivência. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

Os pesquisadores disseram que os padrões de brincadeira adotados pelas abelhas seguem os mesmos critérios daqueles encontrados em outros animais. Descobriu-se que o rolamento das bolas não teve como intenção buscar meios de sobrevivência, comida ou simplesmente para conseguir acasalar. A ação das abelhas teve caráter lúdico, pois buscou apenas a diversão.

O estudo apontou haver diferença também quanto à idade. As abelhas mais jovens rolaram as bolas mais vezes do que as mais velhas, sendo para elas também uma atividade gratificante.

O experimento

A equipe de pesquisa ligou uma colmeia a uma arena com comida por meio de um tubo. Nesse tudo foram dispostas várias bolas de madeira com espaço mais que suficiente para as abelhas passarem.

Ao todo, foram registradas 910 ações de rolamento de bola feitas por 45 abelhas. Teve abelha que, durante todo o experimento, chegou a rolar a bola 117 vezes.

Mesmo que fosse fácil atingir a área com comida, muitas abelhas preferiram entrar em contato com as bolas e fazerem o rolamento, mesmo que não fosse necessário para elas conseguirem se alimentar.

Notou-se, levando em considerações alguns critérios técnicos, que as abelhas estavam de fato utilizando as bolas para brincar.

Motivação para o estudo

O atual estudo aconteceu com base em uma pesquisa anterior, que já havia demonstrado que as abelhas podem não só ser treinadas a rolar bolas para conseguir uma recompensa, como podem se divertir no processo.

sCérebros pequenos, mas espertos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Na antiga pesquisa, a equipe de cientistas conseguiu demonstrar que as abelhas eram capazes de “jogar” futebol, pois elas podiam aprender a levar uma bola até o gol. Ao final, receberiam uma recompensa doce.

Isso confirmou algo que os cientistas já sabiam: que os minúsculos cérebros de pequenos animais podem ser potentes o suficiente para aprender e para resolver questões mais complexas.  

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: