Ovelha Ladoum: 5 fatos sobre um dos animais mais caros do mundo

24/02/2023 às 02:002 min de leitura

O mundo tem animais dos mais diversos estilos, tamanhos e formatos, sendo alguns inclusive considerados raros ou símbolo de grande status. Quando falamos apenas sobre bichos que representam a riqueza de seus donos, a ovelha Ladoum certamente faz parte do grupo.

O que são as ovelhas Ladoum?

As Ladoum são um tipo conhecido como "rainhas das ovelhas". Elas são criadas no Senegal (o primeiro registro de uma criação data de 1970) e, devido ao seu estilo de vida e alguns outros aspectos, podem valer bem mais que muitos carros existentes no mercado.

Segundo informações que estão na rede, um exemplar da Ladoum pode custar facilmente US$ 85 mil (em uma conversão direta sem taxas ou impostos, algo em torno de R$ 450 mil). Essa, inclusive, é uma raça nova, que surgiu como um híbrido da raça Touabire (da Mauritânia) e da Bali-bali (encontrada no Mali).


"A Ladoum é popular porque é a melhor raça, uma das melhores raças do mundo. É um animal grande e bonito, por suas características: a cabeça grande com focinho, a barbela, os chifres simétricos enrolados", contou o criador e especialista Abou Kane, em entrevista ao site Africa News.

Ficou curioso em saber mais sobre essa raça? Então confira algumas curiosidades a seguir.

1. Medidas específicas

Não é qualquer ovelha que pode ser considerada uma Ladoum. Para receber esse título, ela deve atingir alguns parâmetros físicos, sendo o principal deles o tamanho: o animal tem exemplares que medem 1,2 m dos ombros ao chão, pesam em torno de 180 quilos e possuem cabeça grande com chifres bonitos.

Altura e formatos da cabeça e chifres são fundamentais para classificar uma ovelha como Ladoum. (Fonte: MDig/Reprodução)Altura e formatos da cabeça e chifres são fundamentais para classificar uma ovelha como Ladoum. (Fonte: MDig/Reprodução)

2. Vida luxuosa

Para um animal que vale bastante também é preciso entregar uma vida com alguns luxos. Essa espécie de ovelha não dorme em um curral como suas parentes mais simples, já que exigem espaços com cama especial e até mesmo comida preparada de maneira exclusiva para as suas necessidades.

Outro ponto importante é que essas áreas precisam ser protegidas, sendo que em alguns casos até mesmo seguranças são contratados para garantir que nada de mal acontecerá a elas.

3. Nada de abatimento

Diferente do que pode acontecer com outras ovelhas, uma Ladoum não é abatida por criadores, já que suas características ajudam a embelezar um grupo e até mesmo melhorar a genética de outras ovelhas presentes no rebanho.

As ovelhas Ladoum não são usadas para fins de abatimento em cerimônias e coisas do gênero - e quem seria louco de abater um animal tão valioso, não é mesmo? (Fonte: MDig/Reprodução)As ovelhas Ladoum não são usadas para fins de abatimento em cerimônias e coisas do gênero - e quem seria louco de abater um animal tão valioso, não é mesmo? (Fonte: MDig/Reprodução)

4. Cruzamento exclusivo

Outro ponto importante é que uma Ladoum sempre vai reproduzir com outra ovelha da mesma espécie. Isso ajuda a garantir não apenas a continuidade da linhagem, mas até mesmo facilita a realização de futuras vendas.

5. Concursos específicos

Mais um dado curioso referente às ovelhas Ladoum é que elas contam com um concurso de beleza específico. 

Essas competições são transmitidas todos os anos pela televisão senegalesa, e garante ao dono do animal um prêmio em dinheiro e comida - além, claro, do aumento de preço do animal caso decida vendê-lo no futuro.

Aliás, o vencedor da competição se torna referência para a escolha da ovelha premiada no ano seguinte. Muito chique, não é mesmo?


Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: