Por

Via nexperts

As 7 cores e pelagens de gatos mais raras que existem

04/05/2023 às 11:002 min de leitura

Você sabia que existem gatos com cores e padrões tão raros que são considerados verdadeiras obras de arte da natureza? Nesta lista, vamos explorar como esses felinos incríveis herdam essas características tão especiais e quais são as chances de realmente encontrarmos um deles por aí.

Prepare-se para se surpreender com a diversidade e a beleza desses bichanos!

7. Creme

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os peludinhos na cor creme são aqueles que têm o pelo de um tom claro ou pastel, com leves toques alaranjados. Essa cor é causada por um gene recessivo que faz com que o pelo produza pouca feomelanina, o pigmento vermelho.

Embora possam ser mais comuns aqui no Brasil, eles são considerados raros em outros territórios. Isso porque os criadores ingleses costumavam castrar os felinos dessa coloração por não serem avermelhados o suficiente, ou os enviavam para os Estados Unidos.

6. Lilás

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Mais frequente em persas, siameses e balineses, esta tonalidade é um marrom que chega a ser tão claro que parece roxo na luz do sol. Sua raridade se deve porque ela só aparece se ambos os pais tiverem o gene primário para essa cor de pelo, que é chamado homozigoto recessivo.

5. Chocolate

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O tom chocolate do pelo dos felinos é uma variação do preto, assumindo um tom quase uniforme de marrom escuro. A cor é determinada pelo gene da eumelanina, localizado no cromossomo X, sendo mais comum em fêmeas do que em machos. 

A coloração pode ser normalmente vista em raças como persa, siamês, burmês, oriental e havana brown. Essa variação é rara e elegante, exigindo alguns cuidados especiais para manter a saúde e o brilho dos pelos.

4. Casco de tartaruga

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Essa pelagem nos bichanos é uma característica genética que resulta em pelos com tons de preto e laranja, lembrando o casco de uma tartaruga. A maioria dos gatos com esse padrão é fêmea, pois precisam ter dois cromossomos X para expressar ambas as cores simultaneamente. 

Machos com essa coloração são extremamente raros e costumam apresentar a Síndrome de Klinefelter, uma anomalia cromossômica. Esse padrão não pertence a uma raça específica, podendo aparecer em persas, angorás e maine coons.

3. Cinza

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os peludinhos desta tonalidade são originários da Rússia, e atingem um tom de cinza com toques azulados. A cor é normalmente vista na raça azul russo, sendo causada por um gene recessivo que faz com que o pelo produza pouca melanina, ou seja, o pigmento escuro. Eles podem ter olhos de qualquer cor, e até heterocromia.

2. Chinchilla

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Este tom tende a ocorrer em persas e maine coons, famosos por suas pelagens longas e sedosas. Acontece pelos genes que criam uma aparência desbotada nas raízes do pelo, que acabam assumindo uma cor branca, enquanto o resto do comprimento segue na tonalidade primária do gatinho, como creme, chocolate, malhado, e etc.

Outra característica interessante é que esses felinos normalmente costumam ter um corpo mais robusto e patas largas.

1. Albino

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O gato albino é o mais raro de todos os tipos de pelagem, necessitando que ambos os pais tenham o gene recessivo para que o filhote nasça com essa cor. Basicamente, esses fofinhos não produzem melanina alguma, deixando o pelo totalmente alvo, além de patinhas, orelhas e focinhos em tons de rosa.

Mesmo sendo extremamente lindos, eles infelizmente estão propensos a problemas sérios de saúde, com doenças de pele e oculares.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: