Estilo de vida
26/05/2023 às 04:00•2 min de leitura
Muitas pessoas que possuem um gato em casa certamente observam se os bichinhos têm alguns hábitos similares aos vistos nos seres humanos. Não é preciso muito tempo, por exemplo, para perceber que eles podem espirrar e vomitar, apenas para citar alguns exemplos.
As necessidades fisiológicas também estão nesse pacote, o que pode levar algumas pessoas a imaginar se o bichano também pode peidar de vez em quando — e já vamos antecipar aqui que a resposta para tal dúvida é positiva.
Gatos possuem um sistema gastrointestinal e um ânus, da mesma forma como um homem ou uma mulher. Dessa forma, ele pode realmente soltar alguns puns ocasionalmente, e essa ação pode indicar algumas coisas com relação à sua saúde.
Alguns veterinários atestam que gatos não costumam soltar peidos com frequência, sendo que muitas vezes isso está relacionado à ingestão de ar. Eles não emitem nenhum tipo de som de saída (são finos até mesmo nesse sentido!), mas isso não quer dizer que tais atos não sejam acompanhados de um cheiro.
Outros pontos que podem levar o gato a soltar alguns peidos também incluem dietas ricas em fibra, comer comida estragada, ingerir leite, manteiga, queijo e outros laticínios e até mesmo uma mudança de dieta.
Tal como acontece com os seres humanos, a alimentação do gato pode interferir em seu sistema digestivo e ocasionar gases. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Com ou sem puns, é importante ficar atento a alguns sintomas para saber se é preciso levar o seu gatinho ao médico. Confira alguns deles a seguir:
Caso perceba algum dos sinais acima, é interessante levar o seu felino até o veterinário mais próximo.
Vale mencionar que peidos também podem ser ocasionado por problemas de vermes, obstrução do pâncreas e até mesmo doenças inflamatórias. Dessa forma, um gato que produz muitas "bombas" consecutivas precisa de uma análise especializada.
Uma vez verificado o problema de gases, o especialista pode solicitar um exame de sangue ou mesmo um ultrassom para ter uma ideia mais clara do que está acontecendo com o bichano. Em casos mais extremos um tratamento é indicado, mas muitas vezes um comprimido já é capaz de resolver o problema de gases.