5 animais que poderiam sobreviver a um apocalipse

08/06/2023 às 02:002 min de leitura

Quando vemos histórias fictícias sobre um possível cenário apocalíptico, sempre nos deparamos com as maneiras como os humanos poderiam sobreviver, mas quase nunca há um foco nos animais que conseguiram se adaptar nesse evento extremo. Só que considerando o quão mais versáteis são alguns animais, é bem mais plausível pensar que eles poderiam sobreviver ao fim do mundo com mais facilidade do que nós. Caso tenha ficado curioso, confira a nossa lista abaixo para conhecer 5 animais que poderiam sobreviver a um apocalipse!

5. Jacaré

Muita gente não sabe, mas os jacarés podem ficar sem respirar por até uma horaMuita gente não sabe, mas os jacarés podem ficar sem respirar por até uma hora

Não dá para negar que o jacaré possui uma aparência meio pré-histórica e, considerando que eles ainda são bem parecidos com os antigos dinossauros e chamados de "fósseis vivos" por muito biólogos, não é de se espantar que eles teriam como sobreviver muito bem ao apocalipse. O fascinante é que, embora sejam vistos como animais super famintos e prontos para devorar qualquer coisa que apareça no caminho, os jacarés podem ficar até três anos sem comer por causa de seu metabolismo lento. 

Outro fato muito impressionante é que esses répteis podem ficar sem respirar por até uma hora, já que o sangue em suas veias pode conservar oxigênio de forma superior que outros tipos de animais. 

4. Camelo

Os camelos podem viver sem água, comida e em temperaturas intensas com facilidadeOs camelos podem viver sem água, comida e em temperaturas intensas com facilidade

Talvez o camelo não seja o animal que você pensa quando o assunto é conseguem viver sem água, mas essa criatura é capaz de se adaptar em ambientes bem extremos. Um bom exemplo é que os camelos podem se virar de forma extraordinária em mudanças repentinas de temperatura, seja no calor intenso ou no frio congelante. Além disso, esses animais podem ficar sem comer por muitos meses, já que podem armazenar nutrientes em suas corcundas e desacelerar o metabolismo para manter a energia. Para completar o pacote de sobrevivência pós-apocalíptica, camelos também conseguem viver sem água por pelo menos sete meses.

3. Esponja-de-vidro

As esponjas-de-vidro possuem um ciclo de vida mais do que impressionanteAs esponjas-de-vidro possuem um ciclo de vida mais do que impressionante

Um dos fatores que pode ajudar um animal a sobreviver ao apocalipse é uma vida extremamente longa, como é o caso da esponja-de-vidro. Essa criatura vive nas profundezas dos mares congelantes da Antártica, o que garante um envelhecimento bem devagar e, por consequência, uma vida de até 15 mil anos. Com um metabolismo lento, essas esponjas passam muito tempo sem ter que comer qualquer coisa, o que também seria uma vantagem extra na sua possível vida pós-apocalíptica.

2. Planária

As planárias podem não ser tão conhecidas como outros animais da nossa lista, mas são um dos mais capazes de sobreviver a praticamente qualquer evento. Elas se adaptam muito fácil em água doce, água salgada e até mesmo na terra caso seja necessário. Fora isso, mesmo que elas sejam cortadas ao meio ou machucadas de forma aparentemente letal, as planárias simplesmente se regeneram totalmente, podendo criar um novo cérebro, olhos e outras partes do corpo em apenas uma semana. Com propriedades regenerativas desse calibre, dá para imaginar que seria bem simples de ver as planárias vivendo além do apocalipse sem qualquer problema.

1. Hidra

O nome hidra pode facilmente te lembrar do monstro da mitologia grega que possui três cabeças e que consegue regenerá-las quando elas são cortadas. Na vida real, essa espécie de animal possui certas similaridades com a figura mitológica, como a habilidade de regenerar rapidamente qualquer parte de seu corpo milimétrico.  Para ter noção, as hidras podem regenerar todas as células de seu corpo em apenas três semanas, o que contribui para que elas não envelheçam. Essa renovação torna a Hidra em um animal praticamente imortal, então não há dúvidas de que elas poderiam sobreviver facilmente a um apocalipse.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: