A Pequena Sereia: seria Úrsula um polvo mesmo?

22/06/2023 às 06:302 min de leitura

Se o filme A Pequena Sereia já era um sucesso quando foi lançado em 1989 pela Disney, a nova versão em live-action de 2023 colocou a história da jovem sereia Ariel mais uma vez em evidência. Porém, outro personagem desse mesmo filme que costuma roubar a cena nas telonas é justamente a vilã Úrsula.

Afinal, que tipo de criatura do oceano ela realmente é? Para quem vê os oito tentáculos que substituem as pernas da bruxa do mar, existe apenas uma resposta possível: um polvo. Mas até que ponto essa afirmação é verídica? Embora Úrsula apresente traços óbvios de um polvo, especialistas destacam que ela também compartilha algumas características com outras criaturas marinhas.

Anatomia da vilã

(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)

Se os tentáculos de Úrsula fazem ela parecer um polvo, eles também podem ser usados como argumento contrário para essa hipótese. Um fato curioso é que os polvos possuem oito tentáculos, enquanto a bruxa do mar foi animada pela Disney no filme original de 1989 com apenas seis tentáculos.

Estima-se que os artistas de animação que trabalhavam na Disney naquela época teriam sido inspirados por peixes-leão, enguias, baiacus, peixes-escorpião e arraias para produzir o visual da antagonista. Como Úrsula tinha um papel muito menor no conto original de Hans Christian Anderson, de 1837, os artistas receberam uma liberdade gigantesca para criar o que quisessem. 

"Os tentáculos simplesmente dão uma sensação assustadora para a personagem", afirmou o supervisor de animação Ruben Aquino em entrevista concedida à revista Premiere em 1989. Segundo Aquino, a ideia dos seis tentáculos era simplificar o design da vilã para tornar o processo de animação mais eficiente.

Semelhança com outras espécies

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Na visão da dubladora norte-americana Pat Carroll, que interpretou Úrsula no filme original, os seis tentáculos da personagem fariam com que ela estivesse mais perto de uma lula do que um polvo. No entanto, Carroll esqueceu que, embora as lulas realmente possuam seis braços, a maioria delas também apresentam dois tentáculos e duas pernas — usadas para se mover e nadar.

No filme de 2023, a versão de Úrsula interpretada por Melissa McCarthy foi finalmente reformulada e recebeu oito tentáculos com ventosas bioluminescentes. Mais uma vez, a vilã aproximou-se do visual de um polvo, mas barreiras continuaram existindo pelo caminho. A bioluminescência é comum em lulas e chocos, mas muito rara nos polvos. 

Em termos de habitat, Úrsula certamente é um polvo. Afinal, a antagonista vive no fundo do oceano, esconde-se em seu covil e costuma permanecer isolada. Porém, alguns especialistas também argumentam que a coloração dos tentáculos da personagem é muito mais comum em chocos do que em polvos.

Então, qual a resposta final? Certamente, Úrsula possui muito mais traços de polvo do que o contrário, mas isso não acaba com o fato que algumas características foram claramente inspiradas em outras criaturas marinhas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: