Pinguins podem ser mais frios do que a própria Antártica

12/03/2013 às 07:221 min de leitura

O motivo pelo qual os pinguins conseguem se manter vivos e aquecidos em temperaturas que atingem facilmente várias dezenas de graus Celsius abaixo de zero já é bem conhecida: penas espessas e uma considerável quantidade de gordura corporal. O que pode ser realmente uma surpresa para alguns é o fato de que alguns pontos do corpo do animal podem apresentar temperaturas mais baixas que as do seu habitat típico, a Antártica.

Foi isso que revelou uma termofoto publicada em estudo pela Biology Letters. Conforme revela o padrão de cores (confira a foto acima), alguns pontos na superfície do corpo dos pinguins imperadores podem chegar a temperaturas mais baixas que a do ambiente. “A maior parte do corpo que é coberta pela plumagem foi avaliada como estando a, em média, de 4 a 6 graus abaixo da temperatura do ar ao redor”, disse o biofísico e ecologista Dominic McCafferty, da Universidade de Glasgow.

De acordo com o estudo, o fenômeno pode ser explicado por meio do que se convencionou chamar de “resfriamento radiativo”. Basicamente, trata-se do calor absorvido pelo próprio céu, algo perceptível, principalmente, durante noites particularmente frias e sem nuvens. A porção interna do corpo dos animais, entretanto, pode se manter em estáveis 39 graus Celsius.

Fonte da imagem: Reprodução/Wired

É possível...

Conforme disse o também biofísico e ecologista George Bakken — em entrevista ao site Wired —, certamente é possível que algumas porções externas do corpo dos pinguins imperadores apresentem temperatura inferior à do ambiente. Entretanto, ele lembra que as condições para a ocorrência do resfriamento radiativo são bastante específicas (conforme mencionado acima).

“É possível que as temperaturas ali estejam um pouco fora. A temperatura pode não estar tão fria quanto eles dizem”, diz Bakken.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: