
Estilo de vida
10/06/2011 às 15:20•1 min de leitura
Fonte: Reprodução
O responsável pelo ambicioso projeto é Nathan Myhrvold, ex-diretor de tecnologia da Microsoft, mas, acima de tudo, amante da gastronomia.
O objetivo de Myhrvold era escrever um livro para explicar as técnicas do cozimento a vapor. Com o passar do tempo, o projeto cresceu e resultou em uma obra composta por seis volumes e quase 2,5 mil páginas. Mas o tamanho não assustou os ávidos consumidores de livros de gastronomia – a primeira tiragem de seis mil cópias esgotou em poucas semanas, mesmo com o preço um pouco salgado: US$ 625, ou quase mil reais.
Além do desejo de mostrar as técnicas do cozimento a vapor, Modernist Cuisine lança uma nova luz sobre a ciência alimentar, ilustra a cozinha tradicional e ainda explica com fotos os procedimentos usados na cozinha moderna – a mesma do famoso chef Ferran Adrià e seu restaurante El Bulli, que busca continuamente revolucionar a gastronomia com novas técnicas e ingredientes.
O livro é todo ilustrado com mais de 1,5 mil fotos capturadas com equipamentos de alta tecnologia. Mas, tecnologia de verdade é a que foi usada para cortar panelas e utensílios na metade, de forma a mostrar como o preparo dos pratos funciona por dentro.
Com muitas receitas que abrangem desde a culinária mais tradicional até a exótica e pratos do mundo todo e ainda repleto de dicas úteis para os amantes da cozinha, o desejo dos autores é que o livro possa servir tanto para profissionais quanto para os curiosos do mundo da gastronomia.
Confira a galeria e o video e entenda melhor o mundo da gastronomia de Modernist Cuisine.