
Estilo de vida
13/07/2011 às 16:01•5 min de leitura
Apreciar um bom vinho é uma experiência maravilhosa. Para os iniciantes, pode ser muito interessante entrar mais a fundo na grande variedade de sabores e aromas que as uvas nos proporcionam. Para isso, é preciso entender um pouquinho mais sobre essa bebida tão tradicional.
Os novatos na arte da enologia – o estudo dos vinhos – podem se surpreender com todo o prazer que uma boa taça de vinho nos traz. Principalmente se o vinho for escolhido com cuidado, harmonizado com o prato que vai ser servido e bebido de maneira adequada.
Falando assim pode parecer que o vinho requer um grande ritual cheio de frescuras, mas, pelo contrário, são passos simples que garantem a escolha da bebida e a certeza de que você vai saborear um vinho excepcional.
Se até agora todas as taças que você já experimentou foram saborosas e deixaram um gostinho especial, prepare-se para ampliar seus conhecimentos e melhorar sua experiência com a bebida. Se, por outro lado, você não teve muita sorte nas suas tentativas, fique atenta a estas dicas que farão com que, com certeza, suas próximas garrafas de vinho tenham um sabor muito mais especial.
As uvas e os vinhos
O vinho é uma bebida de teor alcoólico médio, produzida a partir da fermentação das uvas. O sabor de um vinho para outro pode variar bastante. Isso ocorre devido ao processo de fermentação no qual se formam substâncias naturais que são responsáveis por conferir diferentes sabores e aromas.
Como são as uvas que determinam a produção do vinho, é importante ficar de olho em alguns dos diferentes nomes de uvas que você certamente verá estampado nos rótulos: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Chardonnay, Syrah, entre muitas outras.
Existem várias classificações de vinhos – tintos, brancos, roses, espumantes – e geralmente essas classes são determinadas pelos tipos de uvas que compõem a bebida. Um vinho feito com a predominância (de 75% a 85%) de apenas um tipo de uva é chamado de “varietal” e também é bastante comum encontrarmos vinhos feitos com mais de um tipo de uva. Um vinho de uva Malbec, por exemplo, tem como características uma bebida encorpada, de cor tinta e com sabor frutado.
Como o cultivo das uvas variam ao redor do mundo, com o tempo você acabar notando se prefere vinhos chilenos, argentinos, italianos, franceses ou brasileiros. A variedade de uvas e países que produzem a bebida é infinita. A experiência de degustar e apreciar cada uma delas é que traz satisfação ao paladar.
Escolhendo a bebida certa
Recomendar uma bebida exata para cada tipo de comida não é uma tarefa muito fácil. Isso porque a escolha depende dos temperos ou molhos que serão servidos. Mas, de maneira genérica, é possível harmonizar os vinhos com os pratos e obter um bom resultado.
Para combinar com massas:
Lembre-se de que depende bastante do molho. Em geral, para um molho pesto escolha vinhos brancos e com molho bolonhesa opte por vinhos tintos, como Merlot ou Cabernet.
Para combinar com peixes e frutos do mar:
Geralmente um Sauvignon Blanc vai bem com carne branca. Se o prato for bacalhau, prefira um Pinot Noir.
Para combinar com carne vermelha:
Os vinhos Merlot costumam harmonizar perfeitamente com carnes bem passadas.
Para combinar com frango:
Prefira vinhos brancos como o Chardonnay ou Sauvignon Blanc.
Para combinar com saladas:
Por serem pratos leves, vinhos como o Chardonnay ou espumantes harmonizam bem com as saladas.
Para escolher um vinho sem nenhuma dúvida, procure lojas especializadas em vinhos ou bons restaurantes, onde sempre está à disposição um sommelier. Ele é o profissional especializado que conhece muitas variedades de uvas, marcas de vinhos e ainda pode ser responsável por elaborar a carta de vinho dos restaurantes.
Se você pretende comprar um vinho para acompanhar um jantar em casa ou se vai escolher uma bebida para acompanhar um prato no restaurante, procure a ajuda de um sommelier sem receios. Ele certamente saberá recomendar alguma bebida que agrade ao seu paladar e de seus convidados. Não pense que solicitar a ajuda de um profissional é um sinal de fraqueza ou falta de conhecimentos sobre vinhos. Certamente é melhor confiar no sommelier do que se arrepender da escolha depois.
Vinho escolhido. Qual é o próximo passo?
No restaurante ou em casa, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de saborear o vinho. A degustação é um processo importante que deve ser feito logo que o vinho é aberto para garantir que se trata de uma bebida de qualidade. Se você estiver junto com um sommelier, provavelmente ele irá conduzir a degustação e você terá que aprovar a bebida.
O primeiro passo é verificar o rótulo. Se você mesmo escolheu e adquiriu o vinho, essa etapa deve ter sido feita na própria loja. O garçom ou sommelier trarão o vinho escolhido na carta até a sua mesa, leia o rótulo que lhe será mostrado e certifique-se de que foi trazida a garrafa certa. O tipo de vinho, o ano da safra e a marca devem ser aqueles que você escolheu. Se estiver tudo de acordo, basta acenar com a cabeça que o sommelier entenderá o sinal.
Em seguida, abre-se a garrafa. Quando você ou o profissional retirarem a rolha da garrafa, não a descarte imediatamente. Se o vinho não for fechado corretamente, pode entrar ar na garrafa e estragar a bebida. Ou ainda fungos presentes na rolha acabam alterando a bebida. Caso isso tenha acontecido, a rolha apresentará alterações. Pode-se ainda cheirar a rolha, mas isso geralmente é feito apenas com vinhos de reserva, que costumam ficar guardados por muito tempo. A rolha de um vinho em bom estado deve ter um forte aroma da bebida; se você sentir um mau cheiro, isso significa que o vinho está estragado. É de costume que o sommelier auxilie nesse processo e cheire a rolha antes dos clientes, depois disso, se estiver tudo certo, ele pode dividir discretamente a rolha com o cliente.
Depois disso, espere o sommelier servir ou sirva-se de uma pequena quantidade da bebida. No restaurante, você pode optar entre cheirar e degustar o vinho ou apenas cheirá-lo. Seja qual for a sua opção, se o vinho estiver de acordo, acene mais uma vez para o sommelier e ele servirá mais vinho para você e seus acompanhantes. Se ao cheirar e provar você notar alguma alteração no vinho, avise o sommelier para que ele providencie uma nova garrafa. É importante ressaltar que você só deve devolver o vinho se ele estiver estragado. Caso você não tenha se agradado da bebida, guarde bem o pedido que fez e procure não repetir a escolha.
Seguindo esses passos simples você garante que vai saborear um vinho de excelente qualidade. Então, basta aproveitar todo o prazer que seu vinho vai lhe proporcionar.
Algumas dicas valiosas
Para começar a se aventurar no mundo dos vinhos, procure opções simples. Em geral, os vinhos produzidos no Brasil são de ótima qualidade e possuem uma grande variedade. Quando você começar a notar suas preferências por determinadas uvas e vinhos, já pode começar a apostar nos importados.
. . . . .
Com todas essas informações qualquer iniciante está mais do que pronto para começar a experimentar vinhos. O objetivo é desmistificar a ideia que existe em torno do vinho de que se trata de uma bebida extremamente refinada e que deve ser servida somente em ocasiões superespeciais. Os vinhos combinam com qualquer ocasião, desde o almoço de domingo até um pedido de casamento.
Por isso, não perca a oportunidade de desfrutar de um bom vinho sempre que puder. Para reunir os amigos, para passar um tempinho junto do seu amor ou para jantar com a família – o vinho é bem-vindo em todos os momentos.