Por que as pessoas dizem 'ahn'?

19/03/2017 às 06:021 min de leitura

A variedade linguística atingida por nós, seres humanos apaixonados por comunicação, é realmente absurda. Você já parou para pensar que nos comunicamos por meio de palavras, expressões, gestos e onomatopeias? Vale lembrar que onomatopeias são figuras de linguagem e representam as palavras que não são palavras, mas que usamos com frequência, como o “awnnnnn” que dizemos quando vemos aquela foto do cachorro bonitinho.

Uma onomatopeia conhecida em várias línguas é a palavra “ahn”, que representa o barulho que fazemos quando queremos dar uma pausa maior em um diálogo, por exemplo. O autor norte-americano Michael Erard escreveu um livro a respeito do uso de “ahn”, que em inglês é escrito como “um”, mas tem praticamente o mesmo som.

Historicamente falando

Fonte da imagem: Pixabay

O autor explica que o termo é usado há muito tempo, mas não existem registros oficiais muito antigos, nem mesmo em línguas diferentes ou mortas, como o latim. Ainda assim, ele garante que as três letrinhas juntas são comumente usadas por quem fala com hesitação ou tem dificuldades de discurso. O seu registro oficial, porém, só aparece já na era Moderna.

Uma curiosidade: as pessoas só começaram a reparar nesse tipo de cacoete quando a tecnologia permitiu que nossas vozes fossem gravadas e reproduzidas. É como se todo mundo usasse o “ahn” há muito tempo, mas só começasse a reparar quando ouviam discursos gravados. Outros idiomas também usam suas versões para o “ahn”: no francês temos o “euh”; no inglês, o “um”; no russo, “eh”. E, pasmem, até linguagens de sinais têm seus correspondentes ao “ahn”.

Pesquisas indicam que o uso desse tipo de termo não está relacionado com ansiedade e outros fatores de ordem psicológica, mas como um indicativo de pausa durante um diálogo, independente do idioma em questão. Essa pausa, por sua vez, é usada quando estamos na busca de uma palavra apropriada, tentando lembrar alguma coisa esquecida temporariamente ou, ainda, querendo consertar um erro. O “ahn” é, na verdade, aquele tempinho extra que, não raramente, precisamos usar para pensar melhor.

*Publicado em 6/5/2013

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: