Por que o bocejo é contagioso? Cientistas desvendam o mistério!

21/01/2019 às 07:002 min de leitura

Você vê uma pessoa bocejando e, quase que automaticamente, você também abre a boca, mesmo que não esteja com sono ou entediado. Por que isso acontece? Até pouco tempo, esse fato era um mistério. Nenhum cientista conseguia descobrir o motivo que faz o bocejo ser contagioso. Mas isso pode ter ficado no passado.

Pesquisadores da Universidade de Viena realizaram um estudo em conjunto com a Universidade Nova Southeastern e a SUNY College, nos Estados Unidos, e concluíram que o bocejo contagioso ocorre somente em determinadas áreas com temperaturas externas amenas, excluindo temperaturas extremas (muito quente ou muito frio).

A gente sente vontade de bocejar quando vê o outro bocejando porque é um mecanismo de sobrevivência que tem o efeito colateral de refrescar o nosso cérebro, nos tornando mais alertas e menos propensos a cochilar. É quase um processo de comunicação: nosso cérebro é o receptor que recebe a mensagem do emissor e reproduz a ação.

BGR

Como foi feita a pesquisa

Jorg Massen e Kim Dusch, da Universidade de Viena, durante o verão e o inverno, abordaram pedestres, mostraram fotos de pessoas bocejando e observaram se as pessoas reproduziam o mesmo ato. O resultado foi comparado a um estudo idêntico realizado no clima árido do Arizona, Estados Unidos.

Eles concluíram que não se trata das estações do ano nem da luz do dia. O bocejo contagioso se dá de acordo com a zona térmica ou temperatura ambiente em torno de 20º C. Em contrapartida, quando o clima passava dos 37º C (muito quente) ou em torno de congelamento (muito frio), o bocejo contagioso diminuiu consideravelmente.

Massen, autor principal da pesquisa, afirma que o bocejo não é funcional quando a temperatura ambiente é tão quente como o nosso corpo, podendo ser desnecessário ou até mesmo prejudicial. Nosso cérebro sabe disso e age exatamente dessa forma.

Entendendo melhor o ato de bocejar

Na forma espontânea, o bocejo pode se dar antes e depois de dormir, quando estamos entediados, sob stress ou quando estimulados a isso. Os cientistas afirmam que, seja na forma espontânea ou contagiosa, o ato de bocejar está relacionado à regulagem da temperatura do cérebro, pois ele ajuda a aumentar o fornecimento de oxigênio.

Bocejar mantém a temperatura do cérebro equilibrada. Por esse motivo, os pesquisadores afirmam também que bocejar em excesso no frio pode até ser prejudicial, pois pode tornar o cérebro muito frio.

***

Cientificamente comprovado ou não, ainda é muito interessante o fato de bocejarmos quando vemos alguma pessoa fazendo isso. E você? Bocejou ao ver nossas imagens?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: