
Estilo de vida
06/10/2011 às 13:45•1 min de leitura
Aqueles que moram muito longe do trabalho e se veem obrigados a percorrer longas distâncias e passar horas no trânsito podem estar colocando seu casamento em risco.
Essa é a conclusão a que chegaram os pesquisadores do UMEA University, na Suécia. Eles entrevistaram duas mil pessoas, entre 1999 e 2005, e notaram que o número de separações era maior entre os casais em que uma das pessoas precisava percorrer mais de 30 quilômetros do que entre casais que não tinham essa necessidade. Eles também perceberam que esse problema era ainda mais grave logo no início do relacionamento.
Comparando os dados obtidos nas entrevistas, eles concluíram que as chances de divórcio cresciam até 40% para os motoristas que perdiam mais de 45 minutos no trânsito diariamente. E o principal motivo para esse destino seria o estresse. Afinal, quem é que chega em casa de bom humor depois trabalhar exaustivamente e ainda pegar um congestionamento terrível no caminho? É divórcio na certa.
Os pesquisadores sugerem que os casais que passam por essa situação desenvolvam estratégias para ajudarem um ao outro. Segundo eles, a melhor maneira de driblar o estresse e evitar o fim do casamento é através da colaboração mútua.