
Estilo de vida
19/12/2012 às 12:56•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
A algum tempo a gravidez deixou de ser um empecilho para as futuras mamães, permitindo que elas sigam sua rotina no trabalho sem precisar se afastar de suas atividades durante a gestação.
De acordo com uma notícia do jornal The Daily Mail, trabalhar nos mantêm física e psicologicamente ativos, ajudando a reduzir o tédio que costuma acompanhar a gravidez, é o que afirma o ginecologista Dr. Mahalakshmi.
Os especialistas acreditam que é possível cuidar da alimentação, do bem-estar do corpo e da mente e conciliar as responsabilidades profissionais nesse período. Assim, a mulher pode se realizar em sua carreira e ainda curtir uma gravidez tranquila e saudável.
Para auxiliar nesse processo, o jornal britânico conversou com especialistas que deram dicas de atividades que as gestantes podem fazer para que tudo saia conforme planejado, sem precisar sacrificar a vida pessoal ou profissional durante essa fase. Confira:
Planejamento e preparação
Segundo o The Daily Mail, muitas mulheres estão optando por engravidar por volta dos 30 anos, ou seja, quando estão psicológica e financeiramente preparadas para encarar uma nova etapa. Entre as mudanças, o desenvolvimento da maturidade, da paciência e da compreensão é fundamental para que a mulher saiba equilibrar o trabalho com a maternidade.
Trabalhar sem parar
Largar o emprego para poder seguir com a gravidez é um risco que poucas mulheres têm corrido, preferindo seguir com suas atividades mesmo durante a gestação. Os especialistas sugerem que, com o avanço da gravidez, a mulher reduza gradativamente as horas de trabalho.
Crédito: Thinkstock
Nutrição acima de tudo
A nutrição é um fator fundamental durante a gravidez, pois a saúde da mãe e do bebê são diretamente influenciadas pela ingestão dos alimentos. Uma dieta balanceada precisa garantir uma gravidez confortável com bons níveis de energia para que a mulher possa trabalhar. Especialistas apontam que a alimentação ideal deve ser rica em ferro e proteínas e com pequenas quantidades de carboidratos e gorduras.
Outro aspecto é que, com o crescimento do bebê, a pressão gerada sobre o estômago faz com que a ingestão de grandes refeições seja desconfortável. Nessa fase, é preferível consumir porções pequenas com maior frequência.
Exercícios para dar energia
A prática de exercícios físicos para gerar energia para o organismo é fundamental não só para as gestantes, mas para todos nós. As atividades melhoram a qualidade do sono e ainda aumentam a resistência do corpo. O melhor momento para começar a se dedicar aos exercícios é após completar doze semanas ou quando o médico recomendar. Ainda, com a evolução da gestação, é possível modificar o tipo e a intensidade das atividades. Os médicos costumam recomendar exercícios de aeróbica que tenham baixo impacto, fit ball, caminhada, alongamento e natação para as gestantes.
Flexibilidade com yoga
De acordo com a notícia do jornal britânico, a yoga pré-natal tem se tornado uma tendência entre as futuras mamães. Seus exercícios trabalham agachamentos, alongamentos e a abertura dos quadris, tonificando os músculos das costas e fortalecendo as pernas. Os especialistas aconselham que os treinos sejam leves para não causar problemas, especialmente entre a 11ª e 13ª semanas. Posições que peçam que a mãe se deite de bruços devem ser evitadas pelos mesmos motivos.
Crédito: Thinkstock
Momentos de relaxamento
Sessões de massagens no rosto e no corpo podem eliminar o stress e fazer com que as gestantes curtam melhor esse momento especial. A técnica também aumenta a circulação sanguínea e diminui a tensão muscular. Segundo o jornal, estudos recentes mostraram que massagens faciais trazem diversos benefícios, tanto físicos quanto psicológicos.
Outra dica simples é conversar com o parceiro ou com os amigos. Conversas longas e reconfortantes podem revitalizar as energias e ajudar a passar pelo período com muita alegria e tranquilidade.