Aumente sua criatividade fazendo trilhas na natureza

19/12/2012 às 14:322 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Nada melhor para descansar a mente do que fugir um pouco do stress urbano, fazendo uma viagem até um local cheio de trilhas entre belas paisagens (também chamada de hiking) ou mesmo uma caminhada em um parque bonito e tranquilo. Você sabia que essas atividades na natureza podem ajudar na sua criatividade?

Em um recente estudo divulgado no Huffington Post, cientistas descobriram que jovens voluntários aumentaram seu desempenho criativo em 50% após realizarem caminhadas em trilhas em locais afastados da cidade durante quatro dias. Os resultados apoiam estudos anteriores que sugerem que escapar para a natureza pode melhorar a capacidade mental.

O psicólogo e líder do estudo, David Strayer, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, disse: "Escritores têm falado durante séculos sobre como interagir com a natureza é importante e muitas pessoas saem de férias. Mas eu não acho que nós sabemos muito bem sobre os benefícios a partir de uma perspectiva científica".

O estudo, publicado no jornal online do Public Library of Science ONE, envolveu 56 homens e mulheres com idade média de 28 anos. Os participantes foram levados a viagens (estilo mochila nas costas) de quatro a seis dias no Alasca, Colorado, Maine e pelo estado de Washington. Os pesquisadores não queriam nenhuma interferência da tecnologia no estudo, por isso nenhum dispositivo eletrônico de qualquer tipo foi autorizado durante as viagens.

Um grupo de voluntários recebeu um teste padrão para o pensamento criativo antes de iniciar sua caminhada pelas trilhas dos locais. O outro grupo fez o mesmo teste depois de fazer as caminhadas por quatro dias. A nota média daqueles que foram testados antes da trilha foi de 4,14. Os participantes que fizeram caminhadas nos quatro dias marcaram a pontuação 6,08.

Segundo os cientistas, o efeito positivo pode não ser devido somente a estar em contato com a natureza, mas sim em liberar o cérebro de distrações constantes do dia a dia. Eles afirmam que as pessoas se tornaram “multitarefas”, atendendo exigências excessivas com a habilidade de alternar entre tarefas e ainda focar em outras distrações, o que causa um bloqueio dos pensamentos e ações.

Crédito: Thinkstock

"Nossa sociedade moderna está cheia de eventos repentinos (sirenes, buzinas, telefones tocando, alarmes, televisão etc) que roubam a atenção," disse David Strayer. "Por outro lado, os ambientes naturais estão associados com fascínio e tranquilidade, permitindo reabastecer a atenção", complementou o especialista.

A pesquisa apresentou ainda dados sobre as atividades das crianças em países como os Estados Unidos e Inglaterra, afirmando que elas gastam apenas de 15 a 25 minutos por dia ao ar livre brincando ou fazendo esportes. Já a média de crianças e adolescentes, de oito a 18 anos de idade, em atividades sedentárias é de mais de 7,5 horas por dia na frente da TV, com celulares e computadores.

O estudo visa mostrar como é importante deixar um pouco de lado os aparelhos eletrônicos para se dedicar às atividades dinâmicas na natureza, como as caminhadas em trilhas, a fim de aprimorar a criatividade e também a saúde como um todo. David Strayer, o líder do estudo, afirmou: "Esta é uma forma de mostrar que a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para solução criativa de problemas que realmente não haviam sido formalmente demonstrados antes”.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: