Estudos revelam os benefícios de um relacionamento para a saúde

30/01/2013 às 13:231 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Não é segredo que ter um relacionamento feliz faz bem para a saúde: os momentos com o companheiro aliviam as tensões acumuladas no dia a dia, fazendo com que você se sinta melhor. Porém, com a proximidade do Valentine’s Day no Hemisfério Norte, o jornal Huffington Post reuniu várias pesquisas para provar cientificamente que o amor faz bem para o corpo.

Entre os benefícios estão o alívio do stress e da ansiedade, diminuição da pressão arterial e até queima de calorias. Confira o que cada ação de um relacionamento pode trazer de benefícios para o corpo e não espere até o Dia dos Namorados para aproveitá-los:

1# Afago

Definido pelo veículo americano como um “abraço mais demorado”, o afago ajuda a liberar oxitocina (o hormônio do amor), reduzindo a pressão arterial. Além das vantagens físicas, o ato também faz bem para a relação, pois ajuda a desenvolver a comunicação não-verbal entre o casal, fazendo com que vocês se entendam melhor.

2# Conversar

Apenas conversar, sem sequer tocar o parceiro, também pode ser benéfico para a saúde. Segundo o levantamento do Huffington Post, o ato pode deixar você tão a vontade que reduz a pressão arterial. Outro benefício é que, por proporcionar uma comunicação aberta, fortalece o relacionamento.

Crédito: Thinkstock

3# Beijar

O beijo também traz benefícios para o corpo. De acordo com os estudos reunidos pelo jornal americano, ele afeta os níveis e oxitocina e de cortisol (o hormônio do stress), resultando em diminuição da tensão. Além disso, o ato ajuda a deixar a boca mais limpa, pois aumenta a produção saliva e lava as bactérias dos dentes, combatendo a formação de placas bacterianas próximas às gengivas.

4# Sexo

Além de ser muito relaxante, pesquisas revelam que o sexo também é uma forma de aumentar a imunidade do corpo e combater bactérias. Um estudo de 1999 defende, inclusive, que ter pelo menos uma transa por semana aumenta a produção de um anticorpo específico que combate os resfriados. Além disso, ter relações constantemente melhora a qualidade do sono e aumenta os níveis de prolactina, outro benéfico hormônio feminino.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: