
Estilo de vida
25/03/2013 às 13:24•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Os pais que consideram o momento da lição mais importante que o da brincadeira precisam começar a dar mais importância ao lazer dos pequenos. De acordo com a pedagoga Márcia Murillo, que atua na empresa Mercur, o ato de brincar é uma importante forma de comunicação, que também possibilita o aprendizado da criança, além de desenvolver sua autonomia e a criatividade.
Para a profissional, por meio das brincadeiras os pequenos podem enfrentar desafios e aumentar suas relações sociais. Isso porque, durante esse momento, eles criam novos laços de confiança com o mundo.
Vale ressaltar, no entanto, que brincar não é sinônimo de não fazer nada, mas sim um momento em que a criança tem a oportunidade de criar hipóteses, resolver problemas, interpretar, explorar e selecionar formas de interação.
Assim, separe uma boa parte do seu tempo livre para dedicar a uma brincadeira. “Brincar é, acima de tudo, um momento fundamental no desenvolvimento dos pequenos, mas também é uma possibilidade de encontros e aprendizados para adultos”, finaliza Márcia.