publicidade

7 dicas para quem quer deixar de estar sempre atrasado

04/01/2016 às 11:443 min de leitura

A procrastinação é, com certeza, uma grande dificuldade na vida de muitas pessoas. O problema é que prolongar eternamente o início de alguma atividade é algo que prejudica o procrastinador e, muitas vezes, as pessoas que precisam conviver com ele. Quando o “empurrar com a barriga” acaba afetando o trabalho, então, nem se fala! O Fast Company reuniu algumas dicas para quem quer, de uma vez por todas, deixar de se atrasar. Confira:

1 – Entenda que você não pode fazer tudo de uma vez só

Para a autora da lista, Kelsey Manning, a questão é que as pessoas dizem “sim” demais e acabam sobrecarregadas. Para a conselheira profissional Christia Hidek, isso é um grande problema, visto em muitos profissionais inteligentes e com um bom currículo. A ideia de que é preciso fazer tudo de uma vez só para mostrar serviço faz com que as pessoas, obviamente, não consigam cumprir o que prometeram e acabem se atrasando. A dica aqui? Pensar muito bem antes de se comprometer a fazer alguma coisa.

2 – É preciso ter uma noção real de quanto tempo cada tarefa vai demandar

Se você é o tipo de pessoa que erra feio na hora de calcular o tempo de que precisa para realizar uma tarefa, talvez esteja na hora de você ser mais realista. A dica de Hidek? Basicamente, ela nos aconselha a comparar o tempo de realização de uma tarefa com nosso palpite a respeito.

Digamos que você tenha um resumo para fazer e deixe essa tarefinha para o último dia antes da entrega. Na sua cabeça, 1 hora é tempo mais que suficiente para terminar o trabalho, mas talvez você leve o dobro de tempo – ou mais ainda. Cronometre o tempo exato que você vai levar fazendo essa atividade e, assim que você tiver uma boa noção disso, vai ficar mais fácil se planejar no futuro.

3 – Por que você se atrasa?

É preciso responder a essa pergunta com honestidade, sempre. A conselheira Sue Cook, do TLC Family, explica que é preciso que a pessoa atrasada saiba se está em negação com relação a alguma coisa, se está descomprometida, ocupada demais ou aceitando tarefas das quais não dá conta. O importante é saber por que você se atrasa – assim, vai ser mais fácil resolver o problema.

Quer um exemplo? Digamos que você se atrase todas as manhãs. Se isso acontece porque você acorda em cima da hora, talvez esteja na hora de antecipar algumas atividades, como separar a roupa que você vai usar na noite anterior.

4 – Estabeleça uma consequência pessoal para o seu atraso

De acordo com o psicólogo Steve Levinson, o hábito de se atrasar é cultivado por um comportamento inconsequente. Para ele, o segredo aqui é ter criatividade na hora de se fazer perceber que determinados compromissos simplesmente precisam ser cumpridos no horário estipulado. Não precisa ser nada dramático, mas é sempre possível encontrar uma forma de entender que alguns compromissos são, sim, importantes.

5 – Não adie o começo

Você recebe um projeto novo com o qual tem que trabalhar – pode ser um trabalho de escola ou um relatório que seu chefe pediu, tanto faz. O ideal aqui é começar assim que puder e não deixar para pensar a respeito só algumas horas ou alguns dias depois.

A consultora Rashelle Isip costuma dizer a seus clientes que o fundamental é dar início a uma tarefa no mesmo dia em que essa tarefa foi estipulada. Ela sabe que isso pode soar meio excessivo, mas sabe também que é uma das formas de evitar a procrastinação.

Se o seu bloqueio é mais relacionado à hora de começar, tente realizar pequenas tarefas, uma de cada vez. Programar a realização de cada coisa é também uma boa ideia – dessa forma, você consegue montar um esquema organizado, que vai facilitar as coisas quando, de fato, a mão for para a massa. Se a tarefa for simples e pequena, a dica é simples: faça na hora. Não adie nada que possa ser resolvido em poucos minutos.

6 – Minta para si mesmo

Esse truque é relativamente famoso: muita gente com consciência a respeito de suas tendências procrastinadoras tem o costume de marcar datas ou horários antecipados para a entrega de algum projeto. Se o prazo acaba no dia 20, elas planejam tudo como se tivessem que entregar no dia 15. Dá mais do que certo.

7 – Diminua o peso

Se a sua tarefa é grande demais, como é o caso de um trabalho de conclusão de curso, o que pode funcionar é enxergá-lo de uma forma diferente. No caso do TCC, o jeito é fazer uma parte de cada vez. Primeiro, o projeto; depois, uma pesquisa rápida de referências que possam ser úteis; na sequência, vá lendo cada livro ou artigo e comece a fazer anotações. Quando “dissecamos” uma tarefa, ela nos parece mais simples e, consequentemente, não demoramos tanto para realizá-la.

Você tem algum segredo para cumprir prazos com mais eficiência? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: