Manter a amizade com um ex pode significar que você é psicopata

15/03/2019 às 11:001 min de leitura

Você consegue manter amizade com ex depois do término do relacionamento? Então você pode ser um psicopata! Calma lá, antes de nos xingar saiba que a conclusão foi dos pesquisadores da Universidade Oakland, em Rochester, nos Estados Unidos.

Lisa Welling e Justin Mogilski coordenaram um estudo com 861 pessoas para tentar descobrir os motivos que as levavam a serem amigas de seus ex-parceiros. Primeiramente, os voluntários precisaram responder os motivos do fim do relacionamento e também as explicações para que a amizade permanecesse.

Depois, outro questionário mais amplo foi aplicado. Ele determinava traços de personalidades mais obscuros, como narcisismo, psicopatia e maquiavelismo! Estudos anteriores mostraram que pessoas com essas características eram propensas a escolher as amizades por razões estratégicas, além de preferirem relacionamento de curto prazo.

Estudo quis entender o que leva as pessoas a manterem amizades mesmo quando o relacionamento chega ao fim

Existem bons motivos?

As pessoas do estudo precisam listar 5 razões para manterem a amizade com o ex. Depois, elas tinham que elencar se cada um desses motivos já havia sido notado em amizades pós-relacionamentos em algum outro momento da sua vida. As principais causas apontadas foram de que o ex era confiável e de que o relacionamento tinha sido ótimo.

Cruzando os dados das pesquisas, os pesquisadores concluíram que as pessoas com os traços de amizades mais obscuros eram aquelas que justificavam a permanência da amizade por motivos como recaídas sexuais, interesse financeiro, oportunidades de vida e de afetos casuais – ou seja, motivações estratégicas.

Os narcisistas mantêm os vínculos porque eles têm acesso às informações de seus ex, tornando-os potenciais “vítimas” de seus interesses egocêntricos. É muito mais fácil manipular alguém que você conhece do que pessoas desconhecidas, já que você sabe quais são as suas fraquezas.

Manter amizade depois do término pode indicar traços de narcisismo e psicopatia

***

Você já se tornou amigo ou amiga de ex? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: