publicidade

6 qualidades de todo irmão mais velho

15/07/2019 às 02:302 min de leitura

1. O irmão mais velho é mais protetor

Uma pesquisa publicada em 2007 no Journal of Child Psychology and Psychiatry mostra que bons relacionamentos entre irmãos incluem o efeito protetor do mais velho pelo mais novo. O filho mais velho tem uma função muito importante na família ao dar apoio a seus irmãos menores. Ou seja: sentir a necessidade de proteger seu irmãozinho ou irmãzinha é algo positivo nessa relação.

Seja protetor

2. O irmão mais velho é mais intenso

O filho mais velho carrega uma carga maior de responsabilidade pelos pais, de acordo com uma pesquisa publicada em 2008. As expectativas sobre ele são mais elevadas, e os pais tendem a ser mais rigorosos nas cobranças. Isso reflete que o filho mais velho é visto como mais responsável e que tem uma probabilidade maior de se conformar com as adversidades.

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

3. O irmão mais velho é um líder

O primogênito normalmente assume um papel natural de liderança em relação a seus irmãos menores – afinal, é ele quem normalmente manda quando os pais estão ausentes. Crescer com esse papel influencia na própria vida, de acordo com a escola Harvard Business: filhos mais velhos têm mais facilidade de assumir papéis de liderança nas empresas.

Kevin discorda desse resultado

4. O irmão mais velho é mais inteligente

Essa minha irmã Fernanda não vai curtir: de acordo com a ciência, os homens primogênitos possuem um QI médio de 2,3 pontos a mais que seus irmãos mais novos. O estudo realizado na Noruega, em 2007, com 250 mil adultos, foi ainda mais radical ao dizer que a cada novo filho que a família tiver fará com que o ambiente intelectual seja ainda mais diluído.

O que importa é o amor

5. O irmão mais velho é provavelmente o “bem sucedido”

Não é uma regra, mas estatisticamente o irmão mais velho se dá melhor na escola e é mais propenso a ter sucesso nos negócios. Além disso, mesmo que você não se encaixe nesse perfil e é o irmão mais velho, não se preocupe: o estudo mostrou que mesmo que você falhe de vez em quando, seus pais sempre vão achar que vocês estão arrasando.

Toda regra tem exceção

6. O irmão mais velho tem um grande papel de influência para os mais novos

Como você é visto como líder, tudo o que você fizer pode ser inconscientemente copiado por seus irmãos mais novos: estudos mostram que os mais jovens tendem a fumar se seus irmãos mais velhos assim fizerem. Além disso, se você for bem sucedido na vida, isso pode ter um efeito impulsionador para que seus irmãos menores também tentem alcançar ao menos o mesmo nível atingido por você. Então, avalia bem suas atitudes e seja sempre um bom exemplo, hein? Lembre-se que o relacionamento de irmãos é um dos mais longos e duradouros que você terá na sua vida.

Seja um bom exemplo

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: