Saiba qual é a influência das cores nas compras pela internet

Saiba qual é a influência das cores nas compras pela internet

Equipe MegaCurioso


Quando você resolve fazer uma comprinha pela internet, os sites com cores bem harmônicas e com layouts bonitos a atraem mais, certo? Isso é fato. Pois você sabia que as cores utilizadas nos sites afetam diretamente a decisão de compra online e que cada uma delas têm um significado diferente na forma de chamar a atenção?

A empresa Kissmetrics desenvolveu um infográfico para explicar como as cores influenciam os usuários na hora adquirir um produto. Ele revelou que sites com pobreza de cores, estilo e visual têm menos chances de vendas do que os outros, pois não estimulam tanto os usuários a ponto de eles desejarem realizar a compra.

O infográfico indica que, quando se faz o planejamento de marketing de um produto, é crucial considerar que os usuários colocam as cores e o visual como os fatores mais importantes na hora das compras. Porém, ele destacou que essa avaliação é baseada nas preferências dos consumidores dos Estados Unidos. Confira abaixo mais algumas considerações reveladas no infográfico e, se você tem um negócio na internet ou pretende começar um site, vale dar uma olhadinha ainda mais atenta nas informações:

  • 85% dos usuários consideram as cores como o primeiro estímulo para a compra de um produto;
  • As cores aumentam em 80% o reconhecimento de uma marca, o que está diretamente ligado à confiança dos consumidores;
  • Preta, laranja e azul royal atraem compradores compulsivos. São cores muito utilizadas em redes de fast-food, lojas de desconto e vendas de liquidação;
  • Azul-marinho e verde-piscina: atraem compradores com orçamento fixo. Usadas em bancos e grandes lojas de departamentos.
  • Pink, azul-claro e rosa-bebê: atraem compradores tradicionais. Usadas em lojas de roupas.

O poder das cores no design é comprovadamente um diferencial na hora de criar uma marca. Portanto, cada uma delas remete a um tipo de negócio. Confira algumas:

  • Amarela: otimista e jovem. É utilizado para prender a atenção;
  • Vermelha: a cor da energia. Aumenta a frequência cardíaca, cria a sensação de urgência e é muito vista em liquidações;
  • Azul: cria a sensação de confiança e segurança e é muito vista em sites de bancos e negócios;
  • Pink: romântica e feminina. Usada para divulgar produtos para mulheres e adolescentes;
  • Preta: poderosa e luxuosa. Usada para divulgar produtos de luxo.
  • Sobre outros fatores que determinam a decisão de compra, como velocidade e a aparência geral, o infográfico apontou que:
  • 52% dos consumidores revelaram que não retornam a um site devido ao seu visual;
  • 64% das pessoas desistem da compra se o site é lento.
Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.