
Ciência
28/08/2012 às 16:59•2 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Um estudo recente derruba de uma vez por todas aquela velha história de que, em um casal, a mulher é sempre a responsável pelos maiores gastos. Muito pelo contrário! Os pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram que homens solteiros gastam mais, além de se mostrarem impulsivos e consumistas.
A pesquisa liderada por Vladis Griskevicius aponta que o número de mulheres para cada homem altera suas decisões quanto a guardar, gastar ou emprestar dinheiro. Quanto menos mulheres presentes em um determinado contexto, menores são as chances de que os homens se preocupem em fazer economias para o futuro. Assim, eles são tentados a contrair débitos, gastando impulsivamente quando percebem que estão cercados de um pequeno número de mulheres.
“Quando aumenta o número de homens em um contexto, aumenta também a competição entre eles. Isso faz com que deem importância para a demonstração de sua situação financeira, o que leva ao gasto e ao consumo. Nós previmos que mudanças na taxa de gêneros estariam associadas ao desejo masculino de ganhos imediatos”, explica o pesquisador que coordena a pesquisa ao Business Insider.
Fonte: Thinkstock
Para comprovar o resultado previsto, primeiramente os pesquisadores coletaram dados em mais de 120 cidades americanas e sondaram o comportamento masculino com relação ao número de cartões de crédito que eles possuíam e quanto estavam devendo no momento. Esses dois fatores seria indicativos de gastos excessivos e impulsividade. Em um segundo momento, a taxa de mulheres para cada homem foi analisada.
Ainda, os pesquisadores reuniram 205 voluntários, sendo 104 mulheres, com idade média de 21,5 anos para conferir uma série de fotografias. Depois de serem informados de que as imagens pertenciam a um site de relacionamentos local e universitários da cidade, os participantes eram solicitados a informar o número de homens e mulheres que haviam observado nas fotos. Como uma maneira de agradecer a participação e também sondar o comportamento dos voluntários com relação ao dinheiro, eles receberam uma oferta de pagamento de 35 dólares no dia seguinte ou 45 dólares depois de um mês.
Os resultados apontam que os homens que contabilizaram um número menor de mulheres, optaram por receber o dinheiro no dia seguinte. Por outro lado, aqueles que sentiram que estavam cercados de uma grande quantidade de mulheres aceitam receber o dinheiro em um prazo maior. O mesmo padrão de comportamento foi observado quanto à economia de dinheiro: aqueles que perceberam a escassez de mulheres declararam aos pesquisadores que dificilmente colocariam o dinheiro no banco.