Astronautas presenciam maior explosão luminosa de todos os tempos
353
Compartilhamentos

Astronautas presenciam maior explosão luminosa de todos os tempos

Último Vídeo

Uma das explosões mais poderosas que podem acontecer no espaço se dá quando há a colisão entre uma estrela e uma supernova – corpo celeste resultante de explosões estelares. Esse tipo de encontro acarreta a queima de raios gama, produzindo uma imensa corrente de luz que se dissipa no espaço.

De acordo com declarações feitas pela NASA, as explosões envolvendo raios gama são as mais luminosas e misteriosas do universo. A agência revelou, ainda, que astronautas puderam observar esse fenômeno há algumas semanas, e que esse foi o maior já visto até agora, recendo o nome de GRB 130427A.

Energia pulsante

Segundo o cientista Matthew Francis, a explosão foi também a mais longa, sendo que pôde ser observada por aproximadamente 12 horas – a maioria desses eventos envolvendo raios gama dura apenas alguns minutos ou poucas horas, no máximo.

A Astrofísica estuda diferentes tipos de explosões que provocam a emissão desse tipo de raio e acredita que algumas delas acontecem quando dois nêutrons se fundem e começam a emanar uma energia pulsante. Explosões gigantescas como a vista recentemente são conhecidas como longas explosões de raios gama e ocorrem quando estrelas imensas entram em colapso.

As animações abaixo mostram como a explosão se formou. A primeira imagem apresenta o contraste da explosão diante dos pontos de raios gama, e a segunda traz a explosão vista em câmera lenta.

Fonte da imagem: Reprodução/NASAFonte da imagem: Reprodução/NASA

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.