Você sabe qual é o melhor horário para aplicar o desodorante?

05/01/2017 às 13:552 min de leitura

Independente de que você seja do time que prefere os banhos matutinos ou da turminha que curte mesmo uma boa chuveirada antes de dormir, todo mundo segue mais ou menos a mesma rotina pela manhã: depois de tomar banho — ou lavar o rosto —, a maioria das pessoas escova os dentes, dá um trato nos cabelos, veste uma roupa limpinha, passa aquele perfuminho e capricha no desodorante antes de sair para encarar as atribulações do cotidiano.

Quem nunca passou por isso?

No entanto, você sabia que aplicar o desodorante pela manhã talvez não seja a forma mais eficiente de usar o produto? Pois é! Você ficou surpreso com essa informação? Nós aqui do Mega Curioso também! De acordo com Rachel Nussbaum, do portal The Greatist, pelo menos no que diz respeito aos antitranspirantes, para tirar o maior proveito de sua ação, o melhor horário de passar o produto é à noite, antes de dormir.

Surpresa

Segundo Rachel, primeiro é importante entender que desodorantes e antitranspirantes são produtos diferentes. Enquanto um apenas mascara os odores corporais com cheirinhos do tipo Fresh, Pegador (sim, essa fragrância existe!), Algodão e Sexy (pois é... essa existe também) e tem duração limitada em algumas horas, o outro contém alumínio em sua fórmula e está focado em reduzir a transpiração, "tampando" temporariamente os dutos que liberam o suor.

Entretanto, vale destacar que os produtos que a maioria de nós chama — e usa — como desodorante tem propriedades mistas, ou seja, funciona para nos deixar com um cheirinho agradável ao mesmo tempo que evita a transpiração excessiva. Para tirar a dúvida, basta ler o rótulo do produto e verificar se ele tem alumínio entre seus ingredientes ativos.

Um é uma coisa, o outro é outra coisa, mas muitos são uma combinação das duas coisas. Entendeu?

Bem, o fato é que Rachel conversou com um dermatologista de Boston chamado Jeffrey Dover, que explicou a ela que, como o nosso índice de transpiração natural cai à noite, é mais eficiente aplicar o antitranspirante antes de dormir. Difícil de acreditar que você estava usando o produto do jeito errado todo esse tempo?

Pois essa informação foi confirmada por outra dermatologista, Anna Kirkorian, da Divisão de Dermatologia do Children’s National Health System, de Washington. A médica usou uma analogia interessante para explicar o efeito. Segundo disse, aplicar o produto pela manhã seria o mesmo que tentar construir uma barragem quando a água está prestes a fluir. Por outro lado, a aplicação à noite ajuda a criar uma barreira mais forte para quando a água começar a correr.

Ninguém gosta de descobrir que o desodorante venceu

Portanto, para uma ação mais eficiente e à prova de “vencimentos” indesejados, o recomendado é que o antitranspirante seja aplicado à noite e reforçado pela manhã, após a realização de todo o ritual que nos transforma de zumbis sonolentos em seres humanos normais.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: