(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você detesta acordar cedo e, quando o despertador toca de manhã, você simplesmente não consegue levantar. Então, você fica acionando a função soneca do despertador para ficar só mais cinco minutinhos, e mais cinco, e outros cinco mais... E quando se dá conta, está atrasado e acaba bagunçando todo o resto do dia.

Mas suponhamos que você está começando um curso novo ou mudou de emprego e, agora, vai precisar acordar mais cedo e — o que é mais difícil — ser pontual. O pessoal do site lifehacker publicou um artigo cheio de dicas que podem ajudar você a aposentar de vez a função soneca do seu despertador e a pular da cama na hora certa. Confira:

Escolha um tipo de despertador que funcione para você

Cada um de nós tem um padrão de sono diferente e, portanto, também temos maneiras diferentes de acordar pela manhã. Assim, de acordo com o artigo, o que vai fazer com que você saia da cama na hora — ou aperte o botão da soneca — é o ruído que o seu despertador faz.

Entretanto, caso você não queira acordar com algo que se pareça com o anúncio da chegada dos cavaleiros do apocalipse, como alarmes superbarulhentos ou que obriguem você a saltar da cama com um baita susto, uma alternativa interessante é escolher músicas que você goste e que deixem você animado. Você pode, inclusive, selecionar opções diferentes para cada dia da semana, assim você já acorda sabendo o que esperar desse dia.

Faça pequenas modificações no seu quarto

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Na verdade, acionar a soneca do despertador é muito fácil: basta você esticar o braço e apertar um botão, pois, geralmente, deixamos o despertador bem próximo do local no qual dormimos. Nesse caso, que tal posicionar o despertador em algum lugar que obrigue você a se levantar para desligá-lo?

Outro artifício é tornar a sua cama um local menos convidativo. Ela deve ser confortável, mas precisa ser encarada apenas como um objeto que ajuda você a recarregar as baterias, e não como um local do qual você nunca mais vai querer sair. Portanto, elimine livros, jogos e travesseiros extras e superconfortáveis, assim como qualquer outro objeto que a torne mais irresistível do que ela precisa ser.

Treinar é preciso

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Se você está acostumado a acordar na hora do almoço todos os dias, ter que levantar bem cedinho pela manhã não vai ser uma tarefa fácil, e você vai se sentir cansado durante os primeiros dias. Para isso, você vai ter que acostumar o seu corpo e reajustar o seu relógio biológico.

Uma dica é começar a acordar 20 minutos mais cedo todos os dias, até que você consiga levantar na hora que precisa. Assim, todas as noites — em teoria — você também sentirá vontade de dormir um pouco mais cedo do que o normal. Além disso, evite ficar exposto à luz de computadores ou aparelhos de TV perto da hora de dormir, para você não perder o sono ou se distrair com alguma coisa.

...

Uma vez você consiga reprogramar a sua rotina, pouco a pouco você começará a se acostumar com o novo horário, sentindo-se muito mais produtivo e revigorado pelas manhãs e sem ter que começar mal o dia só porque ficou 5 minutos a mais do que devia na cama.

Fonte: lifehacker