5 pessoas que fizeram sucesso depois de enfrentarem a falência

03/11/2018 às 03:002 min de leitura

A crise está te abatendo, e você acha que não vai superar a instabilidade do mercado financeiro? Então descubra a história de 5 pessoas que deram a volta por cima e superaram o fracasso inicial de seus negócios com bastante dedicação e amor ao que faziam.

Nem sempre uma ideia inovadora é sinônimo de sucesso, por isso é preciso persistir até você conseguir se destacar naquilo que faz. Até mesmo os maiores empresários de todos os tempos enfrentam crises – e só a genialidade é capaz de fazer com que ela tenha o menor impacto possível ao seu bolso e à sua conta bancária. Mas se você declarar falência, não pense que tudo está perdido! Tente outra vez!

1. Abraham Lincoln

Um dos mais famosos presidentes da história dos Estados Unidos hoje estampa as moedas de 1 centavo, mas chegou a ficar sem um tostão no bolso. Quando era jovem, Lincoln teve uma lojinha em New Salem, Illinois, em 1832. Só que, apesar de saber administrar uma nação, ele não se deu muito bem nos próprios negócios: depois que seu sócio morreu, ele acumulou uma enorme dívida e perdeu tudo que tinha – um cavalo e alguns equipamentos – em um processo judicial. Ele só terminou de pagar tudo em 1840, duas décadas antes de se tornar presidente.

2. Henry Ford

Henry Ford se tornou um dos maiores nomes do transporte mundial quando barateou os custos de fabricação dos carros ao implantar o processo de criação em série do automóvel. Só que nem sempre a vida foi tranquila: antes de criar a Ford, ele fundou a Detroit Automobile Company, que fracassou após dois anos de funcionamento e apenas 20 carros fabricados. Felizmente, ele conseguiu se reerguer em tempo recorde e fundou a fábrica dos sonhos em 1903.

3. Milton Hershey

Sabe aquela barra de chocolate que você tanto adora? Foi criada por um cara que sempre soube que trabalharia com doces, mas enfrentou a falência ainda jovem. Milton Hershey foi aprendiz em uma loja de doces até fundar a sua própria, na Filadélfia (EUA), em 1876. O negócio não deu certo e ele faliu seis anos depois. Depois disso, voltou à sua cidade-natal, Lancaster, e foi pioneiro no uso de leite fresco para produzir caramelo. Com o sucesso da empresa, ele a vendeu por US$ 1 milhão para poder se dedicar ao que ele mais gostava: chocolate ao leite. Deu certo!

4. Walt Disney

Um dos maiores empresários do entretenimento de todos os tempos também passou por períodos conturbados na vida. A carreira de Walt Disney no cinema começou em 1922, com uma sociedade em uma empresa no Kansas. Com uma câmera usada, criou vídeos publicitários e curtas-metragens, até ser enganado por um distribuidor e enfrentar a falência. Em 1928, Disney deu a volta por cima ao criar o Mickey Mouse e revolucionar as animações da sétima arte.

5. H.J. Heinz

Aos 25 anos, Heinz fundou uma empresa, junto com dois sócios, para criar um tempero à base de raiz-forte. Essa foi a primeira das 57 variedades criadas por ele, mas não fez muito sucesso – tanto que levou a empresa a decretar falência. Um ano depois, Heinz tentou novamente trabalhar com condimentos e se juntou ao seu irmão e a um primo para montar uma nova empresa, tendo o ketchup como carro-chefe. Dessa vez, deu certo, e ele pode investir em diferentes sabores.

*Publicado em 30/12/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: