O que aconteceria se brincássemos de cabo de guerra no espaço?

06/11/2017 às 14:492 min de leitura

Você já deve ter brincado alguma vez de cabo de guerra, certo? O jogo consiste em uma competição na qual dois times puxam as extremidades opostas de uma corda até que um deles — o mais “fraco” — acaba sendo puxado e atravessa uma marca central. Mas, e se a atividade fosse realizada no espaço, em um ambiente de microgravidade, você sabe o que aconteceria? O resultado seria bem diferente do observado aqui na Terra!

De acordo com Laura Geggel, do site Live Science, em vez de o mais forte conseguir puxar o mais fraco para si e vencer o jogo, os competidores seriam atraídos na direção um do outro — conforme você pode ver no experimento a seguir, conduzido por uma dupla de astronautas na Estação Espacial Internacional. Confira:

E você sabe por que os dois competidores são atraídos um em direção ao outro — em vez de o mais “forte” vencer o jogo? Para entender o motivo, precisamos revisitar as boas e velhas Leis de Newton. Mais precisamente, a Terceira Lei, aquela que diz que para toda ação existe uma reação oposta e de igual intensidade. Você se lembra dela? Então!

Newton já sabia

Segundo Laura, a terceira lei de Newton se refere ao que acontece quando aplicamos uma força sobre um objeto qualquer: ele exerce uma força igual em retorno. Acontece que aqui na Terra o resultado da terceira lei geralmente é menos evidente do que no espaço por causa da gravidade do nosso planeta.

Isaac NewtonOlha o Newton aí!

Assim, imagine que você está tentando empurrar algo muito, muito pesado, como um grande bloco de pedra, por exemplo. De acordo com Laura, apesar de ser bem difícil tirar o pedregulho do lugar por conta de sua grande massa, embora não pareça, ele estará exercendo a mesma força contra você — e você só não será empurrado para trás porque a gravidade não permite e mantém o seu corpo “ancorado” ao solo.

Em contrapartida, a Estação Espacial Internacional é um ambiente de microgravidade e, portanto, as forças exercidas sobre os corpos se tornam superevidentes por lá. Dessa forma, quando alguém empurra — ou puxa — um objeto, ele empurra (ou puxa) de volta, como você viu no experimento dos astronautas, no qual os dois são atraídos mutuamente assim que exercem alguma força sobre a corda improvisada, até se encontrarem em um abraço.

Se a dupla estivesse brincando de cabo de guerra aqui na Terra — “presa” no solo pela gravidade —, o vencedor da competição seria o astronauta mais pesado e com maior força muscular. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: