Ciência
10/07/2018 às 08:00•2 min de leitura
Recentemente, nós do Mega Curioso compartilhamos por aqui uma matéria listando alguns efeitos colaterais pra lá de inusitados resultantes de picadas de bichos ou mordidas de animais — como o desenvolvimento de alergia à carne vermelha, a dissolução de ossos e a ocorrência de ereções sem fim!
Você pode conferir essas e outras manifestações curiosas através deste link, mas, como o que não faltam são efeitos colaterais bizarros provocados pelas ferroadas (ou dentadas) da bicharada, a gente resolver reunir outros três para você conferir:
Tudo bem que as picadas de vespas e abelhas podem desencadear reações alérgicas bem sérias, mas você sabia que, em determinados casos, esses incidentes podem levar a ataques cardíacos? Pois, segundo a descrição de um caso clínico publicado no ano passado, foi isso o que aconteceu com um homem de 45 anos de idade na Inglaterra depois que ele levou a picada de uma vespinha marota.
Não divulgaram a espécie exata da vespa, mas achamos essa tão bonitinha... (Wikimedia Commons/Richard Bartz)
De acordo com os médicos que atenderam o homem, ele nunca tinha apresentado nenhum tipo de reação alérgica a picadas de insetos, mas, nessa ocasião, após o desafortunado encontro com a vespa, ele apresentou um grosseirão e dor no braço esquerdo — e um ataque cardíaco. Os especialistas acreditam que, depois da ferroada, o sistema imunológico do paciente teve uma reação extrema e as células levaram as placas presentes em suas artérias a se desprender e obstruir o fluxo sanguíneo.
Se você ficou impressionado com a reação anterior, saiba que além de as picadas de vespa poderem causar ataques cardíacos, elas podem ocasionar derrames também! Pelo menos foi isso o que aconteceu com um cara de Ohio, nos EUA, após levar uma ferroada na perna. O incidente foi registrado em 2016, e o paciente, um sujeito de 44 anos de idade, começou a apresentar sintomas típicos de AVC cerca de 1 hora depois de levar a picada, como paralisia em um dos lados do corpo e dificuldade para falar.
Eita! (Wikimedia Commons/PiccoloNamek)
Segundo os cientistas, o que acontece é que toxinas presentes no veneno das vespas podem levar à constrição dos vasos sanguíneos e, dependendo da extensão da reação, limitar o fluxo de sangue ao cérebro e causar um acidente vascular. Além disso, as picadas podem provocar arritmias cardíacas e aumentar o risco de formação de coágulos que, por sua vez, também podem resultar em derrames.
Vamos dar um tempo para as vespas, né? O efeito colateral do qual vamos falar agora pode ser provocado pela picada de mosquitos — e ser bem sério! Determinados insetos podem transmitir uma doença conhecida como “febre do Nilo Ocidental”, e não pense que a infecção se limita a atingir pessoas que vivem na África, não. Existem casos registrados na Europa e rolou um surto no Texas em 2012 que resultou na morte de quase 300 pessoas!
Tenso (Wikimedia Commons/Domínio Público)
Na verdade, os casos mais extremos são raros, mas existem pessoas que, após contraírem a febre, sofrem inflamação nos tecidos que envolvem o cérebro e na medula espinhal — podendo apresentar dores musculares, convulsões, perda de visão, dormência muscular e paralisia. Aliás, um homem diagnosticado com a doença nos EUA em 2016, acabou ficando permanentemente paralisado da cintura para baixo.
*Com informações de um artigo publicado por Rachael Rettner, do site Live Science.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!