Técnica Feynman: como aprender qualquer coisa em 4 passos?

Buscar aprender sobre coisas novas é sempre uma forma de continuarmos trabalhando o cérebro e ir atrás do desenvolvimento pessoal. Além disso, o processo de aprendizado é algo completamente intrínseco ao ser humano, independente se estamos fazendo faculdade ou estudando no colégio.

Porém, para entendermos algum assunto não basta simplesmente saber o seu nome. Pensando nisso, o físico em eletrodinâmica Richard Feynman desenvolveu uma técnica simples em quatro etapas para que toda pessoa tenha certeza que absorveu o conteúdo que estava tentando aprender.

1. Escolhendo o assunto

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Conforme descrito na Técnica Feynman, o primeiro passo para adquirir conhecimento sobre alguma coisa é decidir qual será o assunto-alvo. Anote o nome do tópico no topo de uma página e depois escreva tudo o que você já sabe sobre ele. Tente sempre ser simples, como se você estivesse tentando explicá-lo para uma criança.

Se você usar termos técnicos que ainda não entendeu completamente, isso só dificultará seu processo de aprendizagem e você sempre terá uma lacuna sobre o tema em questão.

2. Ensine para alguém

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como segunda parte, encontre alguém para ensinar — ou fingir ensinar — sobre o tópico escolhido. O importante aqui não é o público que você terá, mas sim praticar explicar o tópico usando apenas os termos simples que você já havia anotado na primeira parte da técnica.

Isso te ajudará a consolidar tudo que você já sabe e visualizar quais partes do assunto ainda não estão completamente claros e que precisam ser trabalhados no futuro.

3. Identifique falhas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Após você ter feito a sua apresentação, os pontos que ainda não estiverem claros ficarão evidentes. Na Técnica Feynman, essa é a hora para você revisitar esses problemas, buscar por mais informações e complementar o seu trabalho até você conseguir apresentá-lo por inteiro sem problemas. 

4. Revise e organize seu trabalho

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Busque revisar o seu trabalho constantemente e simplificar cada vez mais os termos que ainda parecem complexos demais para serem compreendidos. Você pode anotar exemplos, criar analogias ou até mesmo conectar conceitos que facilitem e fortaleçam a absorção do conteúdo.

Por fim, leia tudo em voz alta. Se ainda algo estiver parecendo confuso, isso é sinal que você não aprendeu sobre o assunto completamente e deve continuar revisitando todos os "buracos" faltantes.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.