5 fatos sobre a formiga-cabo-verde, a mais perigosa do mundo

24/07/2022 às 13:002 min de leitura

Formiga-cabo-verde, tocandira, tucandeira ou formigão, todas são formas de se referir a Paraponera clavata, a formiga conhecida por ter a mordida mais dolorida entre as mais de 950 mil espécies de insetos já catalogados no mundo. Ela é dona de uma picada capaz de gerar uma dor intensa e cujo desconforto causado pelo veneno pode ser sentido entre 12h e 24h depois.

Ela é um animal nativo das florestas tropicais da Américas do Sul e Central, que impressiona pelo perigo que causa mesmo tendo cerca de 2,5 centímetros. Há relatos de que seu veneno pode levar até mesmo a um quadro de paralisia temporária, além de causar alucinações. Saiba mais a respeito deste perigoso inseto através de cinco curiosidades.

1. Fazem parte de um ritual do povo Sateré Mawé

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Habitantes da região do médio rio Amazonas, o povo Sateré Mawé são considerados os inventores da cultura do guaraná, após domesticarem a planta e desenvolverem o processo de seu beneficiamento. A tribo possui um ritual conhecido como "Festa da Tocandira", um rito de passagem para que adolescentes se tornem homens.

Luvas são tecidas em palha, pintadas com jenipapo e adornadas com penas de arara e gavião. Depois, são preenchidas com várias formigas-cabo-verde e os homens devem enfiar a mão na luva para serem ferroados por delas. Faz parte que mantenham a compostura, sem demonstrar estarem sofrendo muita dor. Haja coragem.

2. São chegados em carniça

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A maior parte da dieta desta espécie de formiga é composta por pequenos artrópodes e néctar de frutas das regiões em que habitam. Porém, um estudo conduzido por pesquisadores e publicado no ano de 2020 demonstrou que as formigas-cabo-verde também possuem o hábito de se alimentar de carniça, isto é, carcaça de animais mortos.

Esta descoberta mudou a maneira como se olhava para este inseto, já que é um indício de que podem ter papel preponderante na decomposição de matéria dentro das florestas tropicais. Mas fique tranquilo, elas não atacam seres humanos com intuito de se alimentar. Fica aí a sugestão de roteiro para filme de terror.

3. Picada dolorida, mas não mortal

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A espécie é apontada como a que possui a picada mais dolorosa dentre todos os mais de 950 mil insetos catalogados no mundo. Entre os efeitos do veneno presente em sua mordida estão febre, náusea, tremores e arritmia cardíaca.

Apesar disso, seu veneno não as torna mortais, o que se soma ao fato de não serem animais agressivos. Nem mesmo quando se sentem ameaçados recorrem diretamente à picada, utilizando primeiro as mandíbulas como defesa.

4. Uma das maiores da espécie

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Tudo na vida é uma questão de referência. As formigas-cabo-verde são consideradas uma das maiores da espécie encontradas no mundo. As maiores chegam a atingir até 3 centímetros de comprimento, cerca de quatro vezes maior que outras formigas comuns.

Uma característica marcante é que a rainha das tucandeiras não costuma ter tamanho diferenciado das operárias. A título de curiosidade, a maior formiga catalogada é a Dinoponera, uma espécie amazônica que atinge até 4 centímetros. Ela possui o sugestivo apelido de "falsa-tocandira".

5. Possuem um parasita

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As formigas-cabo-verde, apesar da fama de duronas por conta de seu poderoso veneno, tem um inimigo bastante incômodo. Tratasse da Apocephalus paraponerae, a mosca forídeo, que são atraídas por feromônios produzidos nas feridas da tocandira. Essas feridas costumam ser provocadas quando a espécie briga com outros insetos por alimentos.

Quando sentem o cheiro dos feromônios, as moscas voam até as formigas e depositam nelas seus ovos. A quantia depositada é elevada e, em cerca de 3 dias, até 30 larvas são geradas em apenas uma tucandeira, que passa a servir de alimento para elas e para a própria mosca. É uma morte certa para nossa personagem.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: