Marimbondo-cavalo, o inseto dono da picada mais dolorosa do mundo

01/02/2022 às 08:002 min de leitura

Inseto da família Pompilidae, do gênero Pepsis, o marimbondo-cavalo é considerado o inseto com a picada mais dolorosa do mundo, segundo a "Escala Schmidt'', que classifica as ferroadas.

Característica de diversas regiões das Américas do Sul, Central e do Norte, essa vespa — todo marimbondo é uma vespa, mas nem toda vespa é um marimbondo — recebe outros apelidos "carinhosos" no Brasil, como vespa-caçadora, mata-cavalo, vespa-de-cobra, cavalo-do-cão, caça-aranha, entre outros.

Criada pelo entomologista Justin Schmidt, pesquisador do Southwest Biological Institute, com o intuito de medir a dimensão da dor da picada, o marimbondo-cavalo é o único integrante da posição 4 da “Escala Schmidt”.

Conheça o marimbondo-cavalo de perto

(Fonte: Portal de Zoologia de Pernambuco)(Fonte: Portal de Zoologia de Pernambuco)

O inseto faz parte do gênero Pepsis que abrange cerca de 250 espécies diferentes, entre elas o nosso protagonista. O marimbondo-cavalo, especificamente, pode alcançar até 5 cm de comprimento. Suas patas têm uma espécie de "gancho'' capaz de prender sua vítima, de forma que o ferrão de 7 mm seja cravado na pele de quem está sendo atacado.

Tal qual besouros e borboletas, o corpo desses insetos são segmentados em cabeça, tórax e abdômen, três pares de patas, um par de antenas e exoesqueleto de quitina. Contudo, são invertebrados como as abelhas, por exemplo.

"Dieta de ataque" baseada em tarântulas

(Fonte: iStock)(Fonte: iStock)

Ninguém ousaria dizer que as informações desse inseto não causam um certo medo. E fica pior quando descobrimos que ele não tem predadores naturais, já que seu ferrão é uma excelente defesa. 

Agora, o marimbondo-cavalo não tem o hábito de atacar seres humanos, a não ser que ele pense que você é uma ameaça, algo muito improvável. Na realidade, as vítimas prediletas dessas vespas são as aranhas da família Theraphosidae, comumente chamadas de tarântulas. Estas servem como recipientes para suas larvas.

E, como em humanos, uma simples picada coloca a aranha em nocaute. O ataque costuma se dar com o marimbondo virando a aranha de pernas para o ar, de modo a atacar a barriga, seu ponto mais vulnerável. 

Como é uma picada de grau 4

Já citamos que não há nenhuma outra picada mais dolorosa do que a do marimbondo-cavalo. A história dessa descoberta é muito curiosa: quando o pesquisador Justin Schmidt divulgou o estudo com o qual desenvolveu a "Escala Schmidt", descobrimos que um colega do entomologista foi picado por uma enquanto estudava 10 vespas do gênero Pepsis. O incidente fez com que ele permitisse ser picado pelas demais, para compreender o que acontecia. 

A dor de uma picada grau 4 é muito intensa e imediata, capaz de paralisar um ser humano adulto. A título de comparação, abelhas são classificadas no nível 1, enquanto outras vespas pertencem ao grupo de grau 2 ou 3.

Entre os insetos, a única dor que se aproxima é a provocada pela formiga-cabo-verde, popularmente conhecida como tocandira ou tucandeira. A diferença é que a dor causada pela picada do marimbondo-cavalo dura entre três e cinco minutos, enquanto a da tocandira pode persistir por até 24 horas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: