6 dicas para aprender um novo idioma depois de adulto

26/08/2022 às 04:003 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ao contrário do que se diz por aí, nunca é tarde demais para se aprender um novo idioma. Quando se é mais jovem, a impressão é que pode ser mais fácil, mas isso não significa que adquirir uma nova competência seja tão mais desafiador para os adultos

A verdade é que a facilidade na hora aprender uma nova língua tem muito mais relação com a dedicação e método de estudo empregado do que com a idade. Por isso, antes de começar os estudos, vale a pena dar uma olhada nas dicas que selecionamos por aqui!  

1. Planeje as horas de estudo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Isso é válido tanto para quem deseja cultivar um novo hábito quanto para quem vai se aventurar na aprendizagem: é essencial planejar as horas de estudo. Isso significa ser detalhista, determinando em que dia e horário irá estudar, em qual lugar, com qual curso e com quais livros e materiais. A partir disso, fica muito mais simples seguir aquilo que já foi definido e não deixar a meta para trás em meio à rotina de trabalho.
 

2. Descubra qual método funciona melhor

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Na hora de aprender um novo idioma, é importante se abrir para novas formas de aprender e de exercitar aquilo que está sendo trabalhado, deixando o receio e o preconceito de lado. Dessa forma, fica mais fácil avaliar qual método funciona melhor para tornar as horas de estudo mais eficientes. O resultado, a longo prazo, é bem interessante.

3. Pratique muito

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Por mais que algumas pessoas se identifiquem mais com a prática escrita, falada ou com a escuta, é importante não se acomodar para não estagnar no avanço. Buscar um curso de idiomas pode ajudar a evitar que isso ocorra, pois o programa de aulas é desenvolvido para trabalhar bem todas as competências linguísticas de forma equilibrada. Além de seguir o cronograma, também fica muito mais fácil de praticar com pessoas que possuem os mesmos interesses.

4. Utilize diversas ferramentas no dia a dia

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Quem disse que utilizar apps para aprender idiomas não é uma boa? Além de tornar a hora do estudo e mesmo daquela revisão muito mais divertida por meio de jogos, os aplicativos permitem que se pratique em qualquer hora e lugar utilizando o smartphone. Estudando alguns minutinhos por dia, fica muito mais fácil adquirir novo vocabulário

5. Não abra mão da gramática

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Por mais que estudar regras gramaticais seja desafiador em alguns momentos, é fundamental consolidar bem a base do idioma para não desistir em meio às dificuldades. Algo interessante é que dominar bem a gramática da língua portuguesa também pode ser muito útil na hora de estudar a de um outro idioma, como o inglês, e principalmente para aprender línguas latinas, como o espanhol e o francês.

6. Vá além das horas de estudo

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Trazer o idioma para a sua rotina também faz a diferença a longo prazo: isso vale na hora de mudar o idioma do sistema operacional do celular, ouvir rádios e podcasts estrangeiros, para a escolha de maratonar filmes e séries sem legenda em português e mesmo para a decisão de fazer um intercâmbio depois de ter uma base da língua melhor consolidada.

Conclusão: o importante é não ter medo de investir

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se o objetivo ao aprender um idioma é o de obter uma melhor oportunidade na carreira, conhecer um novo país ou mesmo promover a autorrealização, o importante é fazer com que ele seja uma parte importante da sua vida e nunca abandoná-lo. Afinal, não se trata apenas de ter contato com uma nova cultura ou modo de falar, mas também se abrir para uma nova forma de pensar e se desenvolver.

Ficou animado? Conheça algumas opções de cursos de idiomas para aprender online

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: