Esportes
03/09/2022 às 12:00•2 min de leitura
O jovem Hasbulla Magomedov é um fenômeno das redes sociais. Com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, ele faz muito sucesso também no TikTok, onde seus vídeos costumam viralizar.
Uma das razões para tanta fama é que Hasbulla sofre de um tipo específico de nanismo, causado pela deficiência de hormônio do crescimento. Por isso, o jovem de 20 anos possui a aparência de uma criança. Neste texto, contamos como é a condição que acomete o tiktoker.
Leia também: O que é o nanismo? Entenda a condição genética
(Fonte: Sporting News)
Hasbulla Magomedov vive em Makhachkala, na Rússia. Em 2020, ele começou a publicar seus conteúdos no Instagram, se tornando realmente famoso a partir do ano seguinte. Sua característica mais marcante é que ele mede cerca de 1 metro de altura e pesa cerca de 16 quilos, além de ter traços infantis.
Ele passou a viralizar quando começou a publicar vídeos reencenando cenas do MMA, modalidade de esporte de combate com mais adeptos e fãs no mundo todo. Ele se tornou muito amigo do lutador russo Khabib Nurmagomedov, o que o levou a receber o apelido de "Mini Khabib".
Um de seus vídeos mais conhecidos é um clipe em que ele simula uma cabine de imprensa com o lutador Abdu Rozik, parecendo insultar um ao outro.
Por conta de tanto sucesso, Hasbulla se tornou milionário. Não se sabe ao certo qual é o tamanho de sua fortuna, mas as suas imagens com roupas de grife e carros de luxo sugerem que ele esteja lucrando muito pelo trabalho que mantém em suas redes sociais.
(Fonte: We Got This Covered)
Hasbulla Magomedov sofre de uma deficiência de hormônio do crescimento (DGH), ou nanismo hipofisário ou pituitário, tipo causado por quantidades insuficientes deste hormônio no crescimento do organismo. As crianças com deficiência de DGH costumam ter estatura anormalmente baixa, mas proporções normais do corpo. É diferente do chamado "nanismo desproporcional", em que o indivíduo costuma ter o tronco normal, mas pernas e braços mais curtos e arqueados, e cabeça grande em relação ao corpo.
Não se sabe com certeza o que causa esta condição. O GHD pode estar associado a níveis mais baixos de outros hormônios, como vasopressina (que controla a produção de água), gonadotrofinas (que controla a produção de hormônios sexuais), tireotropinas (que controlam a tireoide) ou hormônio adrenocorticotrófico (que controla a glândula adrenal).
Uma curiosidade acerca desta deficiência é que ela foi identificada também em Lionel Messi. O jogador do Paris Saint Germain foi diagnosticado com nanismo pelo endocrinologista argentino Diego Schwarzstein quando tinha 9 anos e media 1,25 metros - o que o levou a receber o apelido "La Pulga".
Messi passou por um tratamento em que recebeu injeções nas pernas e braços diariamente por três anos. Por consequência, ele conseguiu atingir 1,69 metro de altura. Os médicos especializados afirmam que, quando este nanismo não é diagnosticado e tratado na infância, o paciente pode não conseguir estimular o crescimento mais tarde — o que parece ser o caso de Hasbulla Magomedov.