Eleições 2022: as respostas para as perguntas mais buscadas

02/09/2022 às 13:003 min de leitura

A cada quatro anos, o brasileiro precisa se dirigir até seu local de votação para cumprir com seu dever cívico, elegendo os representantes para os cargos executivos e legislativos em âmbito estadual e federal. 2022 é um desses casos. Em todo processo eleitoral, inúmeras dúvidas surgem no eleitor.

Separamos as perguntas sobre as Eleições 2022 que são mais buscadas nos sites de pesquisas e fomos atrás das respostas. Colocamos cada uma delas aqui, de modo mais didático e simples possível. Todas as questões foram respondidas a partir de fontes oficiais e confiáveis. Confira!

Como saber se estou em dia com a Justiça Eleitoral?

(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)

Através do portal online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode conferir qual é a sua situação eleitoral descobrindo se possui alguma pendência com a Justiça Eleitoral. A verificação é simples, com a pesquisa sendo feita através da consulta pelo nome ou pelo número do título de eleitor.

Estar em dia com a Justiça Eleitoral é importante. Sem a regularização, o eleitor não pode obter passaporte ou carteira de identidade, ser chamado a emprego público, participar de concorrência pública com a União, estados ou municípios, obter empréstimos de órgãos federais ou participar de concurso público, entre outras coisas.

Como fazer para colocar o título de eleitor no celular?

(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)

Para instalar o e-Título, faça o download do app na Play Store ou na App Store. Com o app aberto, informe o número do título, sua data de nascimento, seu nome completo e o de seu pai e mãe. Com o e-Título, você tem acesso a informações como zona e seção, o endereço do local de votação e descobre se está em dia com suas obrigações.

Produzido pelo TSE para facilitar a vida dos eleitores, o aplicativo está disponível para dispositivos móveis (smartphones e tablets) nas lojas de aplicativos gratuitamente. Ele é a versão digital do documento e pode ser usado para se identificar no dia das eleições.

Qual é a data do segundo turno das Eleições 2022?

(Fonte: Justiça Eleitoral)(Fonte: Justiça Eleitoral)

O primeiro turno das Eleições 2022 acontecerá no dia 2 de outubro. No caso de necessidade de realização do segundo turno, ele acontecerá no dia 30 de outubro. Lembrando que só existe uma nova rodada de votação para cargos executivos. No caso das Eleições 2022, estamos falando da Presidência e dos Governos Estaduais.

Não custa lembrar que para que ele ocorra, o candidato mais votado tem que ter mais de 50% dos votos válidos, que são aqueles que desconsideram votos brancos e nulos.

Como se cadastrar para trabalhar nas eleições?

(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)

Existe a possibilidade de trabalhar como mesário voluntário nas Eleições 2022. Quem se interessar deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado e fazer a inscrição. No aplicativo e-Título também é possível realizar o cadastro para trabalhar nas eleições. 

Qualquer brasileiro maior de 18 anos em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral pode ser mesário, seja voluntariamente ou convocado pelo juiz eleitoral responsável. Ser mesário não dá direito à remuneração, mas garante um auxílio-alimentação nos dois turnos, além de dois dias de folga no trabalho.

Por fim, atuar como mesário é adotado como critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Quais são os crimes eleitorais?

(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)(Fonte: Justiça Eleitoral/Reprodução)

Não são apenas os candidatos, todo cidadão brasileiro deve ficar atento para não cometer um crime eleitoral. Se enquadram nessa categoria a boca de urna, que é o ato de fazer propaganda eleitoral ou tentar convencer alguém a mudar o voto no dia de votação, independente do meio empregado.

Também é crime a corrupção eleitoral, caracterizada por dar, oferecer ou prometer algum tipo de vantagem, financeira ou não, em troca do voto. Concentração de eleitores, que consiste em impedir, embaraçar ou fraudar o voto, promovendo transporte coletivo ou alimentação aos eleitores, também é proibido.

Outros crimes previstos na lei eleitoral são: abandonar a função do serviço eleitoral, desordem, violação do voto, votar mais de uma vez e caluniar candidatos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: