Chilrear: os sons estranhos que os gatos fazem para suas presas

25/09/2022 às 07:002 min de leitura

Se você possui um gato dentro de casa, provavelmente já notou que ele realiza diferentes tipos de sons para se comunicar ou expressar algum sentimento. No entanto, nenhum barulho é tão peculiar quanto ao ato de chilrear, popularmente conhecido como o som de "ekekeke".

Nessas situações, é como se o seu bichano tivesse entrado em um estado de transe, com os olhos arregalados e o rabo agitado. E qual é o causador dessa cena bizarríssima? Uma potencial presa. Se você ficou curioso para saber mais sobre esse barulho esquisito que os gatos fazem, veja só o que os pesquisadores têm a dizer sobre o ato de chilrear!

Gatos tagarelas

Embora chilrear seja descrito no dicionário como o "canto ou fala livre e animada de um pássaro", essa não é uma ação única das aves. Essa famosa reação felina é descrita no inglês como "chatter" ou "chirp", que poderia ser tranquilamente traduzida como o ato de "tagarelar". 

Sendo assim, pode muito bem ser usado pelo seu felino para expressar alguma emoção ou simplesmente tentar se comunicar com você. De acordo com as teorias geradas por especialistas, os gatos costumam chilrear por inúmeros motivos. Entre os mais comuns estão:

  • O sentimento de frustração por avistar uma potencial presa, mas não conseguir alcançá-la;
  • Uma tentativa de imitar o som de uma ave para que ela se aproxime de suas garras e se torne uma presa mais fácil (comum entre gatos selvagens);
  • Movimento involuntário e inconsciente da boca do gato que serve como um treinamento para mastigar a sua presa;
  • Uma reação involuntária ao enxergar uma presa, gera pela descarga de neurotransmissores e hormônios.

Apesar do som de "ekekeke" ter se tornado o mais conhecido entre os brasileiros, estudos indicam que a vocalização dos gatos durante o ato de chilrear não para nesse tipo de ruído. Segundo um estudo feito em 2019 por pesquisadores dos Estados Unidos, França e Coreia do Sul, os gatos podem produzir mais de 20 sons distintos ao lidar com uma presa.

Caça implacável

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Com todas essas informações em mãos, não há motivos para temer se você tiver avistado o seu gato "tagarelando" para a janela. Afinal, essa parece ser uma linguagem universal usada por esses felinos em todas as idades e raças. não representando nenhum tipo de ameaça a sua saúde ou qualquer tipo de complicação.

Quando escutamos esse tipo de comportamento, o mais provável é que o seu gato esteja simplesmente emburrado por não conseguir chegar perto de algum pássaro que ele avistou através do vidro da sua casa. O desejo de caçar é tão forte dentro deles que ficar impossibilitado de realizar algo tão primitivo torna-se uma frustração sem igual.

Isso independe se o seu gato sempre foi caseiro, se ele foi resgatado da rua ou tem liberdade para perambular pelos cantos. Tudo faz parte de um enorme instinto de caça que precisa ser extravasado de alguma forma e não pode ser inibido mesmo com treinamento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: