Esportes
12/11/2022 às 08:00•2 min de leitura
Muita gente tem vontade de colocar mais literatura em sua vida. Mas há muitos leitores em potencial que relatam sofrer de "ressaca literária", situação vista como uma dificuldade de avançar durante a leitura e engajar com uma obra sem desistir.
Mas ler é que nem andar de bicicleta: uma questão de prática. A boa notícia é que existem algumas dicas para lidar melhor com este hábito. Neste texto, trazemos seis delas!
(Fonte: Kofi Dua/Behance)
Se suas habilidades de leitura estão meio enferrujadas, talvez não valha a pena tentar ler uma obra como Ulisses, de James Joyce, ou Guerra e Paz, de Tolstói. Há quem ache que a melhor forma de retomar o ritmo da leitura é desfrutando um grande clássico – mas, às vezes, isto tende a afastá-lo ainda mais dos livros.
A dica aqui é usar metas menos ambiciosas. “Em última análise, o bloqueio do leitor é causado pelo grande dilema do 'deve-se'. Você sabe que deveria, mas provavelmente não vai", escreveu o autor Stuart Jeffries no jornal The Guardian. Por isso, tente ler livros mais curtos e fáceis para depois alçar voos mais altos.
(Fonte: Steve McCurry/Reprodução)
O tamanho da obra pode ser um obstáculo para quem está tentando ler com mais assiduidade. Por isso, uma dica interessante é experimentar ler histórias mais curtas, como contos, e estabelecer metas maiores gradativamente.
Outra ideia legal é procurar livros de contos com autores diversos. Desta forma, você tem à disposição vários estilos literários, o que pode estimular a leitura e fazer você descobrir mais sobre o seu gosto enquanto leitor.
(Fonte: Na Prática)
Digamos que você seja um doido por ficção científica, mas começa a sentir que ler muitas obras futurísticas acaba deixando você ansioso e com menos vontade de seguir lendo.
Uma ideia interessante é variar os gêneros, para desafiar a sua mente e deixá-la mais preparada para consumir diversos tipos de livro.
(Fonte: gpointstudio/Freepik)
Esta dica inusitada é do professor de inglês John Sutherland. Ele criou um método que é o seguinte: leia a página 69 do livro que você pretende começar a ler. “Depois de ler a página 69, você terá uma ideia se o livro está no seu gosto", ele escreveu.
Caso não goste da página 69, você pode colocá-lo de volta na prateleira. A razão pela qual ele escolheu a página 69 é uma incógnita.
(Fonte: lechatnoir/Getty Images)
É fato: boa parte de nossas dificuldades atuais com a leitura envolve o excesso de estímulos criados pelas tecnologias digitais. Ler exige concentração, diferente do entretenimento rápido das plataformas de streaming ou das redes sociais. Hoje se fala, inclusive, em vício na dopamina digital.
Então, se você realmente quer colocar o hábito da leitura de volta em sua vida, considere reservar um tempo para isso – um momento em que todos os seus dispositivos tecnológicos ficarão desligados ou silenciados.
(Fonte: biblioklept/Flickr)
Outra ideia que pode fazer você quebrar seu "bloqueio de leitor" é reler um livro que você ama muito. Você pode também usar redes sociais de livros (como as plataformas Goodreads ou Skoob) para buscar obras semelhantes e tentar se aventurar nelas.
Ou, por fim, dá ainda para encontrar um livro de um autor que você gosta muito e ainda não leu. Tudo vale a pena, desde que ajude voltar a ler, um hábito que todo mundo deveria compartilhar.