Seja o primeiro a compartilhar

Qual é a origem da palavra 'amém'?

Religioso ou não, você provavelmente já escutou a palavra "amém" algumas vezes na sua vida. Afinal, essa é uma das palavras mais familiares e comuns na língua portuguesa, sendo diversas vezes usada em cerimônias cristãs ou simplesmente por aquela avó que você tanto ama.

A verdade, no entanto, é que a maioria das pessoas não faz ideia do que essa palavra significa e o porquê de a usarmos com tanto simbolismo. Nós sabemos que "amém" é a palavra que finaliza uma oração, mas qual é a sua origem? Para clarear a situação, fomos pesquisar mais sobre o tema. Olha só!

Leia também: Por que dizemos 'Deus abençoe' e 'Saúde' quando alguém espirra?

Origem hebraica

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A palavra "amém" vem do hebraico, essencialmente servindo como uma afirmação de verdade ou concordância. Em termos mais simples, ela pode ser traduzida para algo como "assim seja", "assim é" ou apenas "é verdade". Logo, quando terminamos uma oração usando a palavra "amém", estamos reconhecendo que acreditamos em Deus e que ele escuta o que nós falamos.

Esse também é um sinal de que concordamos que ele irá atender nossos pedidos em seu tempo e de sua forma. Portanto, "amém" é uma expressão de todas aquelas coisas que acabamos de pedir em oração, todas as coisas pelas quais louvamos a Deus, e a fundamentação de uma verdade divina.

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, "amém" não é uma tradução do hebraico, mas sim uma transliteração. E o que isso quer dizer? Significa que a palavra é pronunciada da mesma forma que seu idioma original, apenas com letras que fazem sentido no nosso idioma. Por esse motivo, ela é uma palavra reconhecida em basicamente todas as línguas do mundo sem muito esforço.

Uso na Bíblia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Analisando a Bíblia, existem vários exemplos de uma maneira única em que Jesus utilizou a palavra "amém", que é geralmente ocultada de nós por conta das diferenças de idioma. Nesse sentido, o filho de Deus usa "amém" sempre quando está prestes a expor alguma verdade para aqueles que estão ouvindo.

Embora a palavra transliterada seja familiar para todos, os tradutores do Livro Sagrado decidiram que essa seria a melhor forma de aplicá-la. Sendo assim, você encontrará ela sendo traduzida para versos como "verdadeiramente", "verdadeiramente eu te digo" ou "eu te digo a verdade".

Um exemplo disso ocorre em Mateus 18:3, quando se lê "Em verdade vos digo, se não mudardes e não vos tornardes como as crianças, nunca entrareis no reino dos céus". Como a Bíblia também reconhece Jesus como o caminho da verdade e a vida, também era comum que "amém" fosse usado não apenas para marcar uma verdade que estava por vir, mas também para mostrar que ele era a autoridade nela.

Em Apocalipse 3:14, Jesus se refere como o próprio "o amém", como visto na passagem "Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o governante da criação de Deus."

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.