Por que dizemos 'Deus abençoe' e 'Saúde' quando alguém espirra?

28/10/2022 às 02:002 min de leitura

Aqui no Brasil, assim como em outras partes do mundo, mantemos um hábito que parece ter se tornado quase um reflexo: o de dizer "saúde" ou "Deus abençoe" quando ouvimos alguém espirrando. Mas por que será que fazemos isto? E quando o costume começou? Trazemos a resposta para este enigma neste texto.

Por que desejamos saúde a quem espirra?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O hábito de dizer "saúde" como resposta a um espirro é algo tão antigo que não dá para dizer exatamente quando começou. Mas acredita-se que a prática tenha surgido a partir de algumas crendices populares: no passado, as pessoas pensavam que, quando alguém espirrava, a alma saía do corpo. Sendo assim, dizia-se "saúde!" para que a alma não fosse tocada por algum espírito do mal que estivesse circulando.

Outra crendice, pensava-se que o coração da pessoa parava de bater no exato momento do espirro. Por isso, a interjeição "saúde!" funcionava como uma espécie de cumprimento ao indivíduo que havia acabado de "voltar à vida".

O hábito de dizer "Deus abençoe"

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Outro hábito compartilhado por muitas pessoas – também muito comum em países anglófonos, onde se deseja "God bless you" – é o de dizer "Deus abençoe" ou "Deus te abençoe" quando se ouve alguém espirrando.

De acordo com W. David Myers, professor de história da Fordham University, “para os cristãos europeus, quando a primeira praga que enfraqueceu o agora Império Romano cristão por volta de 590, o papa Gregório, o Grande, acreditava que um espirro era um sinal de alerta precoce de praga, então ele ordenou aos cristãos que respondessem a um espirro com uma bênção”, declarou em entrevista ao The New York Times.

Segundo a psiquiatra Gail Saltz, professora da Weill Cornell Medicine, esta frase é tão comum que se tornou uma espécie de refrão. "Muita gente nem pensa nisso como uma bênção, mas sim como uma declaração, de certa forma educada, mas sem significado especial além de uma resposta a um espirro. Para muitas pessoas, essa resposta foi condicionada, é isso que você faz quando alguém espirra, qualquer um", explicou ao mesmo jornal.

Quando falamos isto muitas vezes, e continuamente recebemos em resposta um reforço positivo (a pessoa que espirrou geralmente agradece a gentileza), isto se torna um reflexo, desvinculado de um pensamento consciente. “Hoje, as pessoas não sabem ao certo por que estão dizendo isso, mas têm medo de que, se não disserem, as pessoas pensem que são rudes ou não se importam com a pessoa que espirrou", complementa Saltz.

Por isso, na próxima vez que você disser "Saúde" ou "Deus abençoe" para alguém que acabou de espirrar, saiba que você está se juntando a milhões de pessoas que, há muitos séculos, fazem a mesma coisa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: