Seja o primeiro a compartilhar

Por que o espirro pode 'travar'?

Que atire a primeira pedra quem nunca parou um espirro pela metade! Você sabe por que isso acontece? A resposta é simples: porque a vontade passa. O espirro é um mecanismo de defesa e uma reação involuntária do nosso organismo à presença de corpos estranhos que entram em contato com a mucosa do nariz.

Poeira, pólen, ácaros, fumaça, estes e outros motivos causam a expulsão brusca de ar e gotículas pelo nariz e pela boca. Ao identificar um destes agentes causadores da irritação, o organismo contrai o tórax e o abdome, e os pulmões se enchem de ar, causando o espirro.

Espirro é um mecanismo de defesa do corpoEspirro é um mecanismo de defesa do corpo

Algumas vezes, o espirro pode “travar”. Isso acontece porque o mecanismo de defesa do nosso corpo entende que não há mais nada estranho na mucosa nasal. “Ao espirrar, estamos mandando-as [as substâncias causadoras do espirro] para fora de nosso corpo. Mas, às vezes, o espirro some, pois a necessidade ou a irritação passa”, explica Manoel de Nóbrega, médico otorrinolaringologista, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Como estimular o espirro?

Existem algumas maneiras de se provocar o espirro. Através do olfato, podemos estimulá-lo: cheirar temperos, bebidas com gás, menta e outros odores fortes podem ajudar na expulsão do ar.

Fazer cócegas na mucosa nasal com o auxílio de um lenço ou inspirar ar gelado também pode sensibilizar o nariz, fazendo com que o mecanismo de defesa seja acionado e, consequentemente, o espirro acontecerá.

Existe também um tipo de espirro chamado de reflexo fótico, quando a incidência de luz causa o espirro. Isso acontece porque o nervo ótico está muito próximo ao nervo trigêmeo, fazendo com que os sinais elétricos que são enviados ao cérebro sejam erroneamente identificados como uma irritação nasal.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER