Ciência
28/12/2022 às 11:00•2 min de leitura
Quem tem cachorro em casa sabe que os bichinhos têm seus jeitinhos próprios de se expressar. Seja com uma abanada de rabo ou um latido diferente, os cães sabem muito bem como capturar a nossa atenção e, muitas vezes, até mesmo se comunicar.
Dentre as tantas expressões possíveis aos nossos amigos caninos está uma que lembra bastante um sorriso como o nosso, com os doguinhos contraindo os músculos da boca no que parece um sorrisão amigável. Mas será que se trata mesmo de um sorriso?
Leia também: 6 posições que os cães dormem e o que elas significam
(Fonte: Getty Images)
Algo que precisa ficar claro é que, sim, cães podem sorrir. Não apenas eles podem, como o fazem com bastante frequência, e nem sempre é o tipo de sorriso a gente espera. Quando se fala em "sorrir", a primeira coisa que nos vem à mente é a boca; no caso dos cachorros, porém, o sorriso às vezes pode ser bastante diferente.
Cães são seres bastante expressivos, e parte da forma como eles se comunicam conosco e com outros animais é por meio de sua expressão corporal. Abaixar sua parte dianteira do corpo, com a cabeça próxima ao chão e o rabinho abanando são sinais de que o cãozinho pode estar te chamando brincar, por exemplo.
Existem diversas outras formas de os cachorros expressarem felicidade e, sim, o "sorriso" é uma delas. Pelo menos de acordo com Angie Madden, treinadora certificada e dona da empresa DogSpeak. "Um cachorro definitivamente pode expressar estados emocionais por todo o corpo, o que envolve muito mais do que sua cara."
Madden explica que cães são "muito mais expressivos com todo o corpo" do que com apenas suas carinhas, então seus tutores devem atentar para a posição das orelhas e do rabo, que pode ou não estar se movendo. Cada movimento, relaxamento ou retenção de músculos pode ter significado na hora de "ler" a expressão do animal.
Sim, aquela carinha feliz e relaxada do seu cachorro com os dentes à mostra pode ser mesmo um belo sorrisão. (Fonte: Shutterstock)
Para saber identificar a expressão facial do seu cão com mais precisão, o Dr. Christopher Pachel, médico veterinário e consultor certificado de comportamento animal, dá dicas para diferenciar dois tipos diferentes de "sorrisos."
Quando o animal está com os cantos da boca bastante repuxados, expondo muitos dentes, mas sem parecer agressivo e, muitas vezes, arfando, não necessariamente trata-se de um "sorriso convencional". Neste caso, o cãozinho pode estar um pouco nervoso ou ansioso, talvez em uma situação desconfortável. Para tornar tudo mais amigável e desfazer o potencial climão, o bichinho dá esse "sorriso" mais forçado.
Agora, se o seu cão simplesmente te encara com a boca aberta de maneira relaxada, os olhos brilhantes com ar carinhoso, neste caso o cachorro está demonstrando estar se sentindo relaxado e confortável, contente com a sua companhia. Então este pode, sim, ser um sorriso genuíno!