Ciência
02/01/2023 às 12:08•2 min de leitura
A entrega da faixa presidencial foi um dos principais momentos da cerimônia de posse de Lula como novo presidente do Brasil, ocorrida no dia 1 de janeiro, no domingo, em Brasília (DF). O tradicional ritual, realizado na rampa do Palácio do Planalto, aconteceu de maneira diferente das ocasiões anteriores.
Com a ausência de Jair Bolsonaro na cerimônia, que está no exterior, a equipe organizadora do evento optou por uma cerimônia carregada de simbolismo. A faixa foi entregue ao novo chefe do Executivo pelas “mãos do povo brasileiro”, como anunciou a narração oficial.
(Fonte: Andressa Anholete/Getty Images)
Dessa forma, um grupo formado por oito pessoas, representando a diversidade brasileira, subiu a rampa ao lado do novo presidente e do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Junto com eles, também estavam a primeira-dama, Janja da Silva, e a cadela Resistência, adotada durante a vigília em frente à sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR).
Quem são as pessoas que entregaram a faixa ao presidente Lula? Conheça cada uma delas a seguir.
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
Com 33 anos, Aline é catadora de recicláveis, mãe de sete filhos e responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Após receber a faixa dos outros integrantes do grupo, Aline vestiu-a em Lula.
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
O cacique Raoni, de 90 anos, é uma das principais lideranças indígenas do país, tendo destaque também como um dos maiores ativistas em defesa da Amazônia e dos povos da floresta.
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
A cozinheira contribuiu voluntariamente na vigília Lula Livre, em Curitiba, durante 10 meses, no período em que o petista esteve preso na sede da PF.
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
O garoto negro, de 10 anos, é morador da região de Itaquera, em São Paulo (SP), venceu o campeonato da Federação Aquática Paulista da 1ª Região em 2022 e também chegou a participar da vigília pela liberdade do então ex-presidente. Seus pais, um advogado e uma assistente social, atuam em causas sociais.
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
Metalúrgico do ABC Paulista desde os 18 anos, Weslley, atualmente com 36 anos, também é DJ e concluiu o curso de graduação em Educação Física contando com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
O influencer potiguar que tem paralisia cerebral é referência na luta anticapacitista e um dos embaixadores da inclusão no Brasil. Aproveitando sua forte presença nas redes sociais, Ivan divulga conteúdos sobre curiosidades, direitos e temas de interesse para pessoas com deficiência.
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
O artesão, de 50 anos, participou da vigília por Lula durante os 580 dias de prisão do petista na capital paranaense.
(Fonte: Twitter/@LulaOficial)
Formado em Letras - Português e Inglês, Murilo tem 28 anos, foi professor na Universidad de La Sabana em Bogotá (Colômbia) e bolsista Fullbright na Bluefield College, na Virgínia Ocidental (Estados Unidos).