Royston: a caverna inglesa intriga especialistas há quase 300 anos

05/01/2023 às 09:302 min de leitura

A caverna de Royston, na cidade de mesmo nome, no Reino Unido, tem intrigado historiadores há quase 300 anos. O local é cheio de figuras misteriosas entalhadas nas paredes, misturando rostos sem expressão, cenas religiosas, pagãs e algumas que aparentemente representam rituais de tortura.

Uma das principais atrações de Royston, a 75 km de distância de Londres, a misteriosa caverna foi descoberta por acaso, em 1742. Ao escavar as fundações de um novo espaço para o mercado da manteiga, um trabalhador viu a entrada de um poço profundo protegida por uma pedra de moinho.

(Fonte: Royston Cave/Divulgação)(Fonte: Royston Cave/Divulgação)

Interessado em um possível tesouro escondido, conforme a população especulava, um garoto desceu ao poço, mas encontrou algo diferente do que procurava. Ele até achou algumas joias, porém acompanhadas de um crânio, ossos humanos e uma xícara quebrada, entre outras coisas.

O que ele também viu foram as paredes tomadas por desenhos, que logo se tornaram o assunto principal da cidade. Desde então, ninguém descobriu as origens da caverna e das figuras, mistério que até hoje, quase três séculos depois, ainda não foi resolvido.

Figuras da caverna de Royston

(Fonte: Royston Cave/Divulgação)(Fonte: Royston Cave/Divulgação)

Há diversas imagens desenhadas nas paredes da caverna inglesa, mas algumas delas chamam mais a atenção. É o caso das figuras de Santa Catarina segurando a roda associada ao seu martírio e a de São Lourenço com a grelha em que foi queimado até a morte.

Cenas de crucificação também são destaque, como uma que pode se referir ao rei Ricardo I e outra possivelmente representando o rei Davi. Outro desenho famoso é o de um grande painel que teria relação com a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

O local, ainda, é cheio de esculturas não cristãs, como as figuras de um cavalo e de uma Deusa da Terra. Esta última, conhecida como “sheela na gig”, é uma espécie de símbolo da fertilidade feminina.

Há também muitos desenhos e símbolos não identificados, incluindo coroas, espadas e diversos tipos de trajes. Já outra figura, que mostra uma pessoa segurando um crânio na mão direita e uma vela na esquerda, representaria uma cerimônia de iniciação.

Origem enigmática

Royston Cave(Fonte: Royston Cave/Divulgação)

Embora tenha sido redescoberta em 1742, a caverna Royston é muito mais antiga. De acordo com um estudo recente sobre os desenhos, várias das figuras foram gravadas nas paredes por volta do ano 1300.

Como não há nenhum documento sobre a existência daquela construção, os historiadores têm várias teorias a respeito da sua origem. Há quem acredite que ela foi construída como esconderijo dos Cavaleiros Templários, e aqueles que sugerem ter funcionado no local uma loja maçônica.

Uma antiga capela particular, a casa subterrânea de um eremita e a crença de que ali seja um ponto de conexão de dois locais sagrados estão entre as outras teorias comentadas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: