Esportes
09/04/2023 às 08:00•2 min de leitura
A ideia de que Jesus teria se casado com Maria Madalena é recorrente na cultura popular, principalmente em livros e filmes de sucesso, como A Última Tentação de Cristo (1988) e O Código da Vinci (2003). A relação amorosa entre os dois também é defendida por estudiosos de universidades, mas veementemente contestada por lideranças religiosas.
Maria Madalena é uma figura importante do cristianismo, tendo sido mencionada nominalmente 17 vezes nos evangelhos canônicos, indicando proximidade com Jesus. Inicialmente, foi descrita como uma mulher de quem Jesus expulsou "sete demônios", o que originou a ideia de que ela teria sido uma prostituta.
Em uma crença popular, ela teria sido a noiva do primeiro milagre de Jesus, a transformação da água em vinho em um casamento. Maria Madalena também teria sido abandonada pelo marido, João Evangelista, para integrar o grupo dos 12 apóstolos. Além disso, um manuscrito de quase 1.500 anos afirma que ela e Jesus teriam se casado e tido dois filhos.
O filme A Última Tentação de Cristo, baseado em livro homônimo, rendeu o Oscar de Melhor Diretor para Martin Scorcese. (Fonte: Universal Studios/Reprodução)
Os escritos apócrifos, como o "Evangelho de Felipe" e o "Evangelho de Maria Madalena", mencionam a proximidade entre Jesus e ela. Esses textos sugerem que Maria Madalena era uma discípula muito próxima de Jesus e que ele a considerava sua "companheira" ou "consorte espiritual".
Jesus era um rabino, ou seja, assumia uma liderança religiosa que poderia, sim, se casar. Quando foi sepultado, a tradição bíblica relata que Maria Madalena ficou responsável por preparar o corpo, mas à época, uma mulher que não fosse da família, como esposa, mãe ou filha, era proibida de tocar no morto. Por isso, acredita-se que haveria uma relação mais íntima entre os dois.
Além disso, a interpretação sobre o Evangelho de Filipe aponta também que houve um beijo entre Jesus e Maria Madalena. Embora o ato possa ser interpretado como um sacramento superior ao batismo e a eucaristia, alguns estudiosos acreditam que essa é mais uma prova de que possa ter havido um romance entre as figuras bíblicas.
(Fonte: Getty Images)
A visão da maioria dos teólogos é que não existem evidências históricas ou textuais confiáveis que sustentem a ideia de um romance entre Jesus e Maria Madalena. As interpretações mais controversas são baseadas em fontes consideradas pouco confiáveis ou que surgiram em contextos muito posteriores aos eventos que descrevem.
Os dois tinham uma relação muito próxima, mas de discípula e mestre: Maria Madalena foi curada por Jesus, sendo uma das suas primeiras seguidoras. Ela também foi a primeira pessoa a quem Jesus apareceu depois da ressurreição, e por isso é venerada pela Igreja como testemunha da ressurreição de Cristo.
Dessa forma, os religiosos acreditam que havia uma relação de amor entre Jesus e Maria Madalena, no entanto, não de caráter sexual. As afirmações sobre um possível casamento entre os dois são refutadas pelas lideranças de diversas matizes religiosas cristãs e consideradas como teorias sem fundamento histórico e religioso.