Entenda as relações dos jargões no ambiente de trabalho com o aprendizado de idiomas

30/06/2023 às 02:003 min de leitura

Feedback, call, job ou até mesmo insight. Essas palavras te parecem familiares? Bom, não preciso ser alguma vidente para supor — e, talvez até confirmar —, que você muito provavelmente já ouviu essas expressões no ambiente de trabalho ou até mesmo em seu dia a dia. Elas são, nada mais, do que alguns jargões em inglês. Mas, o que isso significa quando relacionamos os jargões em diferentes idiomas com a globalização?

Seja em qualquer língua do mundo, existem diversas palavras e expressões próprias do ambiente de trabalho que podem significar algo ou algum comando. E em cada área de atuação, por exemplo, também existirão siglas que, se você for de outro departamento, não vai ter ideia do que significam. Imagine só não ter nenhum conhecimento sobre computação e passar o dia com o time do TI da empresa que vive usando e conversando por códigos e palavras em inglês! Mesmo com todo contexto, a comunicação parecerá provavelmente confusa, não é mesmo?

Muitas das palavras que usamos no ambiente de trabalho são em inglês. Isso porque a globalização dos negócios fez com que algumas palavras técnicas em inglês sejam comuns em mercados em que o idioma não é a língua oficial. Mas, quando o assunto é aprendizado de idioma e suas traduções, nem todas as pessoas — independente da área de atuação — as entendem e podem ficar confusas e não compreender. Inclusive, foi exatamente isso que uma recente pesquisa do Duolingo em parceria com o LinkedIn nos mostrou.

O estudo que realizamos visou entender e examinar melhor como esses jargões podem impactar os profissionais mundialmente e como os idiomas influenciam a sua vida diária no trabalho. E os resultados confirmaram que os jargões podem realmente tornar a comunicação mais complicada, com 66% dos profissionais brasileiros afirmando que as pessoas com que trabalham usam muitos jargões no ambiente de trabalho. Além disso, 28% deles dizem que tiveram um mal-entendido ou cometeram um erro no trabalho porque não sabiam o significado de algum jargão do ambiente de trabalho ou não o usaram corretamente, com as gerações mais jovens sentindo mais. Isso acontece pelo fato de que, alguns jargões sequer possuem significados literais das palavras e expressões nas traduções.

Sabemos que o inglês é a língua mais falada no mundo e também é a mais estudada no Duolingo, com mais de 50% dos nossos alunos globalmente optando pelo curso do idioma. Por isso, é natural que existam muitas delas no nosso dia a dia. A pesquisa nos mostrou também que as frases mais confusas para países não falantes de inglês são acrônimos em inglês e palavras que não existem em seus idiomas nativos, como por exemplo, "brainstorm" no Brasil. Porém, além da importância de estar antenado no que falam ao seu redor, com os resultados, concluímos que as pessoas sentem que conhecer os jargões do ambiente de trabalho também pode resultar em promoções e aumento de salário.

Então, para não se sentir excluído das conversas e ter sucesso nessa jornada profissional e pessoal, posso te dar alguns conselhos! Primeiro de tudo: não se cobre e nem se culpe quando não souber, perguntar é sempre a melhor solução. Afinal, ninguém nasce sabendo, certo? É fato que falar inglês é mais importante do que nunca, tanto para a carreira como para a vida (viajar, amizades, etc.), fazendo com que se tenha um destaque maior e se posicione melhor em entrevistas de emprego e no seu cargo atual e até mesmo criando relações interpessoais mais sólidas.

Se dedique a aprender ou aprimorar ainda mais essa língua, tenho certeza que não irá se arrepender! Que tal começar ASAP (As Soon As Possible), — ou melhor, o mais cedo possível — e colocar em prática?

***

Analigia Martins é colunista do Mega Curioso e diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: