Deixar o carregador na tomada gasta energia?

15/07/2023 às 06:002 min de leitura

Você já se perguntou se deixar o carregador do seu celular, notebook ou tablet na tomada gasta energia mesmo quando o aparelho não está conectado? Essa é uma dúvida comum entre os consumidores, que muitas vezes não sabem se devem ou não retirá-lo após o uso. A resposta é: depende.

Leia também: O que significam os tênis pendurados em fios de energia?

O que é o consumo fantasma?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O consumo fantasma é o termo usado para designar a energia elétrica gasta por um dispositivo mesmo quando ele está desligado ou em modo de espera. Isso acontece porque alguns deles possuem circuitos internos que continuam funcionando mesmo sem uso, como relógios, televisores, micro-ondas e videogames.

No caso dos carregadores, este acontecimento também pode ocorrer, mas em uma escala muito menor. Isso porque eles possuem um transformador interno que converte a corrente alternada da rede elétrica em uma contínua para realizar a alimentação. Esse componente gera um campo magnético que consome uma pequena quantidade de energia, mesmo quando não há nada conectado a ele.

Quanto custa deixar o carregador na tomada?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Deixar um carregador de celular na tomada durante um mês inteiro, sem conectar nenhum aparelho, pode gastar cerca de 0,04 kWh, o que equivale a R$ 0,02 na conta de luz. Já um de notebook gasta cerca de 0,2 kWh, o que representa R$ 0,10.

Esses valores são muito baixos e dificilmente vão fazer diferença no seu orçamento. No entanto, se você multiplicar isso pelo número de carregadores que você tem em casa e pelo tempo que eles ficam plugados, pode haver um desperdício de energia considerável.

No TecMundo, também falamos sobre quanto custa carregar o celular por ano.

Como evitar o consumo fantasma?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A melhor forma de evitar o consumo fantasma é tirar os aparelhos e os carregadores da tomada quando não estiverem em uso. Além da economia, você também evita possíveis danos causados por sobrecargas ou curtos-circuitos na rede elétrica.

Outra dica é usar filtros de linha ou réguas com interruptor para ligar e desligar vários equipamentos ao mesmo tempo. Assim, evitando ter que tirar cada um da tomada individualmente.

Deixar o carregador na tomada gasta energia, mas em uma quantidade muito pequena. No entanto, se você quiser economizar e evitar o desperdício, o ideal é retirá-los da tomada quando não estiverem sendo usados. Assim, você contribui para a preservação do meio ambiente e ainda poupa alguns centavos na sua conta de luz.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: