Ciência
20/09/2023 às 09:30•2 min de leitura
Muita gente acredita que a ponta preta das bananas, que na maioria das vezes é descartada, é uma semente, mas isso não é verdade. As sementes da banana ficam dentro do fruto, elas seriam visíveis quando se corta o fruto no comprimento, porém, a maioria das variedades de banana utilizadas na alimentação humana não tem sementes.
Isto ocorre porque os frutos foram modificados ao longo dos anos e se tornaram partenocarpos, ou seja, frutos que se formam sem fecundação. Assim, para achar uma semente de banana é preciso achar uma variedade selvagem da fruta.
Mas então o que é a ponta preta da banana? As bananas crescem em cachos nas bananeiras, e o que normalmente consideramos o fim da banana é, na verdade, o seu início, a parte que prende o fruto ao cacho. A parte do talo mais duro, por onde descascamos o fruto, é sua parte final.
(Fonte: Getty Images)
As bananas são originárias do sudeste da Ásia, mas já foram transportadas e se adaptaram a praticamente todas as regiões tropicais do mundo. Elas são um importante alimento, fazendo parte da cultura culinária de diversos países. Também são uma das frutas mais exportadas do mundo, e os principais destinos são os Estados Unidos e a União Europeia.
As bananas têm uma composição nutritiva muito interessante para os seres humanos. Cerca de 75% da sua composição é de água e o restante é uma massa rica em Potássio, vitamina A, vitamina C e fibras.
Outras partes da bananeira também são comestíveis e altamente nutritivas. É o caso da flor da bananeira, um cone que sai da parte inferior do cacho quando este continua imaturo. Este item, utilizado em vários pratos tradicionais, tem coloração e textura diferentes do cacho e são popularmente conhecidas como umbigo ou coração da bananeira.
Flor da bananeira. (Fonte: Getty Images)
Além disso, a casca da banana, que é normalmente descartada, é um item de alto valor nutricional. Rica em potássio, antioxidantes e fibras, a casca também possui elementos que quando consumidos auxiliam no aumento da serotonina. O item também é conhecido por ajudar na perda de peso, no controle do colesterol e na proteção da visão. Mas cuidado, o ideal é consumir casca de banana apenas se elas forem orgânicas, para evitar o contato com agrotóxicos.
Outra curiosidade interessante sobre o fruto é a sua associação com macacos. A ideia de que primatas adoram o fruto já tomou conta da imaginação popular e é amplamente difundida em filmes e desenhos. Porém, o fruto como o conhecemos não existe em ambientes selvagens, pois é uma variação derivada do cultivo humano. Portanto, a banana não faz parte da dieta de primatas.
A exceção ocorre com animais domesticados ou que vivem em áreas próximas às habitadas por humanos. Nesses casos, os animais podem adquirir o habito de descascar e comer bananas.