Como funcionam os botões para pedestres no semáforo?

01/10/2023 às 12:002 min de leitura

Dependendo de onde você mora no Brasil, é bem provável que você já tenha se deparado com os famosos botões para travessia que ficam espalhados por alguns semáforos. No entanto, como é que esse mecanismo funciona? Afinal, basta apertá-lo para que o semáforo se torne vermelho? O quanto isso muda o tempo de espera para os transeuntes?

Mesmo que você possa duvidar sobre a funcionalidade dessa ferramenta, é preciso acreditar que ela é eficiente. Porém, não estamos falando de algo instantâneo. Apertar o botão não fará com que os carros parem automaticamente para que você possa cruzar a rua em paz, mas reprogramará o sistema para te ajudar.

Programação dos semáforos 

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Imagine que sua cidade nada mais é do que um grande sistema operacional, cujos semáforos precisam estar sincronizados para que o trânsito não se torne um caos. Portanto, em horários de menor movimentação de pedestres, não faz tanto sentido que um sinaleiro fique muito tempo no sinal vermelho, não é mesmo?

Então, como é que coordenadores de trânsito podem prever esse tipo de movimento. Nesse sentido, o botão para a travessia de pedestres cumpre uma função vital no funcionamento do trânsito de grandes metrópoles, uma vez que atua basicamente como um "aviso" ao sistema que um pedestre está esperando para atravessar.

Depois que o botão é acionado, todos os sinais do entorno daquele cruzamento são reprogramados para que os carros parem e, aí sim, facilitar sua vida como pedestre. Esse não é um recurso que costuma existir em ruas de grande movimentação de pedestres, uma vez que a programação natural já imagina que terá que deixar o sinal vermelho para os carros com certa frequência. Contudo, em locais de pouco movimento, isso pode ajudar muito uma pessoa a não ficar esperando por vários minutos.

Leia também: O que significam os tênis pendurados em fios de energia?

Exemplos de funcionalidade

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em entrevista ao jornal paranaense Gazeta do Povo, o gerente de operações de trânsito da Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba, Pedro Darci da Silva Junior, comparou o funcionamento dos botões de travessia com o sistema utilizado por elevadores em condomínios. "Se você chamar no térreo e o elevador estiver no 15º andar, ele vai respeitar a ordem de descida antes de atender a sua demanda", disse. 

No caso do sistema de tráfego, algo parecido ocorre. Caso o botão automaticamente tornasse o semáforo vermelho para os carros, isso atrapalharia completamente o trânsito de uma determinada região e os sinaleiros perderiam a sincronia. Então, como esses botões efetivamente funcionam?

Conforme explicado pela Revista Galileu, um exemplo disso é o cruzamento da Avenida Sumaré com a Rua Bartira, na zona oeste de São Paulo. Entre as 7 às 10 horas e entre as 17 às 20 horas, esse semáforo dará passagem aos pedestres de 65 a 65 segundos — isso acontece independente de alguém apertar o botão ou não.

Porém, em horários sem previsão para grande fluxo de carros, acionar o sistema de travessia te poupará alguns belos segundos na hora de cruzar a faixa de pedestres. Portanto, se você estiver com pressa, não custa nada apertar o botão para poupar um pouco de tempo!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: