15 curiosidades interessantes e aleatórias envolvendo elevadores

19/06/2019 às 04:002 min de leitura

Os elevadores estão entre os dispositivos de transporte mais seguros que existem, mas, apesar de existirem aqueles que morrem de medo de entrar nos equipamentos e ficar presos — ou despencar lá de cima — em seu interior, muitos de nós fazemos uso deles todos os dias e a maioria sequer dedica um minutinho da atenção a essas caixas que nos levam para cima e para baixo enquanto “economizamos” as nossas pernas. Pois nós aqui no Mega Curioso resolvemos reunir algumas curiosidades aleatórias e interessantes envolvendo essas máquinas. Confira:

Desenho com elevador(Giphy 1)

1 – As estimavas apontam que existam mais de 12 milhões de elevadores em funcionamento pelo mundo atualmente.

2 – Segundo os registros, o primeiro elevador da História foi desenvolvido por um arquiteto romano chamado Marcos Vitrúvio Polião no século 1 a.C.

3 – Ainda assim, existem relatos de que Arquimedes teria desenvolvido uma forma primitiva de elevador já no século 3 a.C.

Cena estranha em elevador(Giphy 2)

4 – Voltando à Roma Antiga, o Coliseu contava com 24 elevadores que eram operados manualmente por cerca de 200 escravos.

5 – Em 1743, o Rei Luís 15 da França mandou instalar um elevador no Palácio de Versalhes para que ele pudesse subir e descer de seu quarto, no primeiro andar, ao de sua amante, situado no segundo.

6 – Já o primeiro sistema de segurança pensado em frear a queda de elevadores em caso do rompimento dos cabos só foi ser criado em meados do século 19 pelo norte-americano Elisha Graves Otis.

Elevadores estranhos(Giphy 3)

7 – Sabia que, durante a Segunda Guerra Mundial, quando Adolf Hitler visitou Paris, os franceses cortaram os cabos do elevador da Torre Eiffel para que o Führer tivesse que subir de escadas até o topo da estrutura?

8 – Em 1945, depois que um avião colidiu contra o Empire State Building, em Nova York, enquanto as equipes de resgate tentavam resgatar uma ascensorista presa no interior de um dos elevadores do edifício, os cabos se romperam e ela despencou do alto de 75 andares presa no dispositivo. Milagrosamente, a mulher sobreviveu!

Mala no elevador(Giphy 4)

9 – Falando em Empire State Building, o icônico arranha-céu norte-americano possui 102 andares, está entre os prédios mais altos do mundo e conta com 73 elevadores.

10 – E falando em sobreviver à queda de um elevador, dizem que a melhor opção é deitar de barriga para cima no piso do dispositivo — e rezar...

11 – Um levantamento conduzido pela Thyssenkrupp revelou que 66% das pessoas prefere não conversar no interior de elevadores.

Homem dançando em elevador(Giphy 5)

12 – Aliás, esse mesmo levantamento apontou que, se as pessoas pudessem escolher uma celebridade com quem não se importariam de ficar presas dentro de um elevador, Beyoncé seria a opção preferida da maioria dos participantes — enquanto que Donald Trump e Kim Jong-un  foram apontados como as piores alternativas. Não julgaremos...

13 – Também foi feito um levantamento que revelou que 17% dos usuários de elevadores não entrariam no equipamento se em seu interior estivesse uma pessoa de quem eles não gostassem.

Pessoas estranhas no elevador(Giphy 6)

14 – Um estudo realizado em 2010, apontou que, em Nova York, os trabalhadores passam o equivalente a 16,6 anos esperando por elevadores.

15 – Já a galera que trabalha na sede do YouTube, em San Bruno, pode escolher entre pegar o elevador, as escadas ou usar um enorme escorregador para descer ao andar térreo.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: