Ciência
12/07/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 12/07/2024 às 16:00
Quando entrar em campo no próximo domingo (14) para defender a Seleção da Espanha na final da Eurocopa 2024, contra a Inglaterra, o jogador Lamine Yamal terá 17 anos (completados no sábado). No entanto, ele se tornou, de longe, o jogador mais jovem a estrear na competição internacional, com apenas 16 anos e 338 dias.
Enquanto uma multidão comemora o golaço do jovem ponta-direita sobre a França, que tirou Mbappé e companhia da disputa, muitos questionam se é justo colocar tanta responsabilidade sobre os ombros de um adolescente recém-saído do ensino médio.
Além dos ganhos estratosféricos, esses jovens precisam lidar com as diversas faces da fama nas redes sociais, e a demanda incessante dos fãs. "Tem que haver um equilíbrio entre a sua vida esportiva e pessoal. A família é fundamental. Os pais têm de manter os pés no chão e criar um ambiente estável e normal para ele", afirma o jogador e psicólogo do esporte, José Pedrosa “Galán”, à AFP.
Segundo a Fifa, não existe estipulação de idade mínima para participar de competições internacionais de futebol, como a Copa do Mundo, ou torneios continentais, como a Eurocopa e Copa América. Para o órgão regulador máximo da prática do futebol no mundo, jovens de qualquer idade podem ser convocadas para suas seleções.
Quando se trata de clubes, há uma exigência legal de que, para assinar um contrato profissional, o atleta tenha atingido a idade de 18 anos. No entanto, se o jogador tiver menos que essa idade, os pais podem assinar em conjunto.
A partir do dia 26 de julho, mais uma geração de jovens talentos estará competindo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris. Além da nossa "fadinha" skatista Rayssa Leal, atualmente com 16 anos, estarão também nas piscinas e quadras alguns nomes conhecidos, como a nadadora canadense Summer McIntosh, e a saltadora chinesa, Quan Hongchan, ambas com 17 anos.
Não existe um limite único de idade para participar das Olimpíadas, segundo as regras oficiais do Comitê Olímpico Internacional. Porém, o órgão regulador de cada modalidade determina as regras, inclusive a idade mínima, de seus respectivos esportes. Mas existem algumas em que atletas de qualquer idade podem competir, como natação, surfe e skate.
Mas quando se trata de mergulho, a idade minima é 14 anos. Na ginástica artística, os competidores precisam ter pelo menos 16 anos. Já os competidores de breaking, que estreará nos jogos de Paris, precisam ter nascido antes de 31 de dezembro de 2008. Esportes mais antigos, como o hipismo e boxe, exige que os atletas tenham pelo menos 18 anos de idade.