A falta de desejo sexual é diferente entre homens e mulheres

15/09/2017 às 12:292 min de leitura

Uma pesquisa feita com 12 mil pessoas na Inglaterra mostrou que os homens e as mulheres possuem comportamentos bastante diferentes em relação ao sexo. Comandada por cientistas das Universidades de Southampton e da College London, a análise pretendia ver como ambos os sexos se comportavam em relação à intimidade com outras pessoas.

O espectro foi bastante amplo, com pessoas de 16 a 74 anos que tiveram ao menos um parceiro sexual nos últimos doze meses – pode ser mais de um e tanto relações hetero quanto homossexuais. À medida que envelhecemos, o interesse sexual vai diminuindo, principalmente entre as mulheres.

A pesquisa mostra que 34% delas perdeu o tesão por mais de três meses no ano anterior, enquanto a parcela masculina com a mesma falta de interesse sexual se resumia a 15%. Entre o público feminino, a porcentagem foi maior entre quem estava em um relacionamento estável a mais de um ano e, mesmo assim, não tinham muitas compatibilidades sexuais com o(a) parceiro(a).

Outro detalhe curioso é que a faixa de mulheres com menos libido é entre 55 e 64 anos, o que poderia ser justificado pela entrada na menopausa, que, como todos já sabem, altera os hormônios e pode mexer com o desejo sexual. Porém, os pesquisadores acreditam que a principal causa nem é a menopausa, mas, sim, a presença dos filhos.

Amy Schumer

Já entre os homens, a maior parcela de desinteressados em sexo fica entre os 35 e os 44 anos. Segundo os cientistas, isso poderia ser reflexo de distúrbios eréteis, problemas de autoestima e saúde mental, falta de comunicação com a(o) parceira(o) e até desinteresse pela pessoa com que deveria estar envolvido.

Mais um detalhe apimenta a falta de interesse masculina: a masturbação. De acordo com a pesquisa, os homens que mais fazem essa prática também são os que menos se interessam pelo sexo em si, mesmo quando estão em uma relação.

Já entre as mulheres, a masturbação não altera a frequência e nem o desejo sexual – talvez, segundo os cientistas, pelo fato de elas procurarem satisfação sexual e nem sempre conseguirem com seus parceiros.

Por fim, a pesquisa mostrou que certos estereótipos podem influenciar o comportamento sexual. Os homens que disseram acreditar que o sexo masculino é muito mais interessado em relações sexuais do que o feminino eram os que menos diziam ter perdido o interesse sexual. Enquanto isso, as mulheres que concordam com esse pensamento foram as que mais deixaram o sexo “pra lá” no ano anterior à pesquisa.

Pessoa sentada numa cama

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: